Inscritos no CadÚnico podem pedir, por telefone, equipamento que proporciona TV com mais qualidade de som e imagem
Famílias brasileiras inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm até a próxima segunda-feira, 30 de junho, para solicitar gratuitamente a instalação do kit da nova parabólica digital, por meio do programa Siga Antenado. A ação, coordenada pelo Ministério das Comunicações e supervisionada pela Anatel, é uma contrapartida do leilão do 5G e já beneficiou mais de 5 milhões de brasileiros em todo o país.
Destinada principalmente a famílias que utilizavam a parabólica tradicional, a iniciativa garante acesso gratuito à nova tecnologia, que oferece som e imagem em alta definição e mais de 100 canais abertos. A instalação, o agendamento e a entrega dos kits são totalmente gratuitos. O objetivo é assegurar a inclusão digital e evitar interferências causadas pela ativação da rede 5G, que utiliza a mesma faixa de frequência (3,5 GHz).
“Estamos promovendo inclusão digital, ampliando o acesso à informação de qualidade e preparando o Brasil para a nova era da conectividade”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Ampliação do programa
Em maio de 2025, o programa foi ampliado por meio de portaria do Ministério das Comunicações. A chamada Fase Extra passou a contemplar moradores de baixa renda de 323 municípios com cobertura terrestre limitada — mesmo que essas famílias não tenham uma parabólica tradicional instalada.
Foram priorizadas cidades em 16 estados brasileiros, incluindo quatro municípios de Mato Grosso do Sul, além de localidades na Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Rio Grande do Norte.
A substituição da parabólica tradicional é essencial para evitar interferências e garantir uma transmissão de maior qualidade. Os novos equipamentos oferecem melhor desempenho, estabilidade de sinal e qualidade superior de áudio e vídeo.
Como agendar
As famílias que ainda não realizaram a troca da antena têm até o dia 30 de junho para agendar a instalação. O agendamento pode ser feito no site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp.
A lista completa dos municípios contemplados também está disponível no site oficial do programa.