Estudo aponta queda no consumo e aumento da percepção de dificuldade para acesso ao crédito, principalmente entre os de menor renda
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Campo Grande registrou 105,2 pontos em outubro, indicando que os consumidores da capital estão mais cautelosos. O indicador, calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 1,2% em relação a setembro e 3,48% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), a redução foi mais acentuada entre famílias com renda acima de 10 salários mínimos. Entre os principais fatores da retração estão a avaliação da renda atual, as perspectivas profissionais e o momento para compra de bens duráveis, impactados pela alta da taxa Selic, atualmente em patamar elevado.
O levantamento também aponta que 21% dos entrevistados percebem maior dificuldade de acesso ao crédito em comparação a outubro de 2024. A percepção é mais intensa entre famílias de menor poder aquisitivo, chegando a 22,9%, contra 15,3% entre as de renda mais alta.
Quanto ao consumo atual, 34,2% das famílias informaram ter reduzido gastos. Entre famílias com renda de até 10 salários mínimos, o índice chega a 35,7%, enquanto nas mais altas, fica em 26,5%. Além disso, há um número maior de famílias com expectativa de redução futura no consumo do que de aumento.
O estudo completo da ICF – outubro de 2025 está disponível no site da CNC.











