Estudantes do ensino médio da Escola SESI Aparecida do Taboado participaram da Feira de Profissões, que envolveu profissionais de várias áreas do conhecimento para compartilhar experiências e tirar as dúvidas sobre as carreiras.
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, junto à professora Helena de Araújo, idealizaram, organizaram e executaram as atividades que antecederam a feira, bem como sua participação, junto aos estudantes do 1º e 2º anos, os quais também foram convidados para participar.
O evento contou com palestras e rodas de conversas (presenciais e virtuais) com profissionais de Humanas, Biológicas e Exatas, que fizeram apresentações sobre as carreiras e oportunidades de trabalho. As atividades contaram com o apoio do professor Washington Oliveira na parte técnica e audiovisual.
O primeiro ciclo de palestras em Humanas contou com as presenças de: juíza Kelly Gaspar; administrador Carlos Fette; advogados Galivaldo Oliveira e Débora Barros; e assistente social Tamara Pereira, todos profissionais da cidade de Aparecida do Taboado.
O segundo ciclo de palestras em Biológicas contou com as presenças de: fisioterapeuta Luana Rodrigues (Aparecida do Taboado); médico veterinário Adriano Surpilli (Ilha Solteira); PhD em biologia genética Ricardo Manoel (Votuporanga/SP); técnica de enfermagem Márcia Jesus e técnico em radiologia Pedro Filho (Aparecida do Taboado).
O terceiro e último ciclo de palestras contou com as presenças de: engenheira florestal Angélica Oviedo (Colômbia); professor de Física da UFMS Cícero Cena (Campo Grande); professor de Química e tecnólogo industrial Washington Oliveira; engenheiro civil Anderson Bernardes e design gráfico e de interiores Roger Bernardes (Aparecida do Taboado).
A professora Helena de Araújo, de Física, Oficinas Tecnológicas e Itinerário de Matemática, disse que a feira propiciou um gratificante momento de troca de experiências entre alunos e profissionais. “Um evento desse porte mobiliza os estudantes em seus sonhos, quando estes pensam sobre quais profissões são as de seus interesses; em suas capacidades organizacionais de eventos, trazendo ganhos em suas habilidades administrativas e comunicativas; em suas habilidades socioemocionais quando ouvem e compartilham angústias, anseios e esperanças quanto à sua profissão, além de descobertas, quando se deparam com profissões inimagináveis”.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio Gabriella Sales valorizou a experiência da feira. “Foi uma experiência muito bacana, todos nós tivemos contato com as experiências dos palestrantes, tanto na parte acadêmica, quanto no mercado de trabalho. Isso nos direcionou para as áreas que mais nos chamam a atenção, facilitando a escolha de nossas futuras profissões e nos deixando cientes dos desafios que serão enfrentados”.
Fonte: Ascom Fiems / Sesi




















