17.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho

Os estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) ganharam mais tempo para mostrar seu talento musical. A SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou até o dia 11 de julho as inscrições para o IV Festival da Canção das Escolas Estaduais – Prêmio Helena Meirelles, iniciativa que tem revelado talentos e valorizado a expressão artística nas unidades escolares.

A decisão veio acompanhada de uma série de ações promovidas pelo projeto Intervalo Musical, que tem percorrido escolas da capital levando apresentações ao vivo durante os recreios. A proposta busca aproximar os estudantes do festival por meio de uma vivência artística direta, incentivando-os a inscrever suas composições autorais e mostrar sua voz.

Na EE Profª Joelina de Almeida Xavier, uma das escolas contempladas, os alunos foram recepcionados com música e entusiasmo. O professor e técnico do NUAC, Edclei Calado, acompanhado da cantora Izabele Acunha, comandou a apresentação que animou o intervalo. A ação integra o esforço da SED, por meio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), para divulgar de forma criativa e inspiradora o festival.

De acordo com o gestor do NUAC, Prof. Dr. Fábio Germano da Silva, o projeto vai além da divulgação.

“O Intervalo Musical é um palco para despertar talentos e criar conexões. É uma forma inovadora de engajar nossos estudantes na produção artística e divulgar, de forma envolvente, o Festival da Canção. ”

O superintendente da SUPRE, Davi de Oliveira Santos, reforça o valor pedagógico da iniciativa.

“A arte tem um papel essencial na formação dos nossos jovens. Iniciativas como essa mostram como a escola pode ser um espaço de escuta, protagonismo e inclusão”.

Festival da Canção: arte como transformação

Destinado exclusivamente aos alunos da REE, o IV Festival da Canção tem como objetivo valorizar a produção musical estudantil e utilizar a arte como instrumento de educação, transformação social e construção de identidade.

Neste ano, o tema escolhido foi “Arte e Cultura pela Paz: Caminhos para uma Convivência Harmônica”, que propõe um olhar sensível e necessário sobre empatia, respeito, inclusão e resolução de conflitos. A proposta incentiva os participantes a refletirem sobre a sociedade que desejam construir, dentro e fora do ambiente escolar.

A técnica de eventos do NUAC, Alessandra Rodrigues, destaca que a prorrogação das inscrições tem o propósito de ampliar as oportunidades.

“Cada edição nos revela estudantes com histórias e vozes potentes. Ampliar o prazo é abrir espaço para que mais talentos possam surgir e transformar a escola num verdadeiro palco de diversidade artística”.

Homenagem à mestra da viola

O festival presta homenagem à violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles, considerada uma das maiores representantes da música regional brasileira. Helena desafiou padrões, rompeu barreiras de gênero e se consolidou como uma das principais instrumentistas do país. Sua trajetória de superação e talento inspira jovens artistas a explorarem sua própria voz por meio da composição autoral.

Próximas apresentações do Intervalo Musical

A programação do projeto segue até o dia 9 de julho. Confira os próximos encontros:

07/07 – 9h30 – EE Profª Maria de Lourdes Toledo Areias

09/07 – 9h30 – Ceep Hércules Maymone

Como participar

As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de julho, exclusivamente pelo link:  https://doity.com.br/festivaldacancaodasescolasestaduaisdems2025

No site oficial do evento, os participantes têm acesso ao regulamento completo, critérios de avaliação e formulários. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe do NUAC pelo telefone ou WhatsApp (67) 99824-8534.

O festival é uma realização da SED, por meio do NUAC e da SUPRE, com apoio da Setesc, Fundação de Cultura de MS, Febafams, Receita Federal, Fadeb/MS e Sanesul.

Confira aqui como foi o Intervalo Cultural na EE Profª Joelina de Almeida Xavier

Fale com a Redação