21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 4 de julho, 2025
spot_img

Festival Internacional de Dança segue com apresentações no Teatro Glauce Rocha

O 9º Festival Internacional de Dança de Mato Grosso do Sul – Prêmio Onça Pintada segue até este domingo (22), com apresentações gratuitas no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Considerado o maior evento de dança do estado, o festival reúne 1.640 bailarinos de 180 grupos, vindos de diferentes regiões, para uma maratona de apresentações e competições.

O público pode conferir coreografias em nove modalidades artísticas, que incluem: Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico, Clássico Livre, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Estilo Livre e Sapateado. Os competidores estão divididos nas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior, disputando prêmios que somam R$ 30 mil, além de bolsas de estudo e o desejado Troféu Onça Pintada.

Celebração de 50 anos de carreira

Idealizado e organizado pela professora e coreógrafa Neide Garrido, o festival chega à sua nona edição com um significado especial. Neide comemora 50 anos de atuação na dança, celebrando a trajetória de incentivo à arte e à formação de talentos. “A dança é uma ferramenta de expressão, conexão e transformação. O festival celebra a diversidade cultural e inspira novas gerações”, destacou a organizadora.

Formato competitivo e educativo

O evento é dividido em dois formatos principais: a Mostra Comentada, que promove uma troca de experiências entre os jurados e os grupos, oferecendo orientações técnicas e artísticas; e a Mostra Competitiva, onde as apresentações são avaliadas para premiação em categorias como melhor grupo, melhor bailarino, coreógrafo e staff.

O corpo de jurados é formado por nomes de peso da dança nacional e internacional, incluindo profissionais como Edy Wilson, Fernanda Frandsen, Flávia Burlini, Gustavo Lopes e Alice Arja, entre outros.

Programação de encerramento

Neste sábado (22), último dia de apresentações, a Mostra Comentada trará produções variadas nas modalidades de jazz, dança contemporânea e danças populares, com destaques para coreografias como “Ritmo das Marés”, “Tempo Perdido” e “Carmem Fantasy”. O festival será encerrado com a cerimônia de premiação final, marcada para as 20h30, também no Teatro Glauce Rocha. Já no domingo (22) ocorre as premiações e gala dos premiados.

A entrada é gratuita e o evento é uma oportunidade para o público conhecer de perto a diversidade e o talento da dança produzida dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação