Fiems e UFMS alinham parceria para realização do maior encontro brasileiro de ciência e tecnologia

290

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento tem grande importância para Mato Grosso do Sul porque coloca o Estado como uma vitrine para o mundo

27/09/2018 15h14
Por: Fiems

A Fiems irá apoiar a realização da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), maior evento cietífico da América Latina, que será sediado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) entre os dias 21 e 27 de julho de 2019. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (27/09), após apresentação realizada pela vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, durante da reunião de diretoria do Sistema Fiems, no Edifício Casa da Indústria.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento tem grande importância para Mato Grosso do Sul porque coloca o Estado como uma vitrine para o mundo. “Estamos vivendo a Revolução 4.0 e sabemos dos desafios para nos adequarmos a esses novos modelos. O Sesi e o Senai já vem desenvolvendo projetos e serviços na área da inovação para preparar as empresas do Estados para essa nova realidade. Com certeza esse evento é uma oportunidade de mostrarmos as nossas inovações”, afirmou.

De acordo com o presidente do CDTI (Conselho Temático Permanente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, na área de desenvolvimento tecnológico, a reunião da SBPC se compara aos esforços feitos pelos outros Estados para receber a Copa do Mundo. “O evento apresenta esse desenvolvimento tecnológico que interessa para o mundo inteiro criado em Mato Grosso do Sul, um Estado que não teve um destaque nessa área e essa é uma oportunidade para acordarmos para essas questões, investindo em parques tecnológicos. Nós lideramos no Brasil a questão do álcool, da biomassa, então temos condições de aproveitar tudo isso para mostrar o que estamos fazendo e o que se pode fazer e acordar os jovens para essa nova realidade, que é a Indústria 4.0”, declarou.

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, destacou que a Reunião Anual da SBPC é o maior evento nacional e o terceiro maior em número de participantes do mundo na área de ciência, tecnologia e inovação. “Essa é a primeira vez em 70 anos que o evento é realizado no Mato Grosso do Sul e queremos trabalhar o desenvolvimento em todos os níveis do Estado. Acreditamos que essa é uma grande oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo a vocação científica da nossa região e também de gerar novos negócios”, considerou.

Para o professor de Química da UFMS, Ivo Leite, a participação da indústria no evento é fundamental. “Teremos um espaço chamado Expotec, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que será uma oportunidade de apresentar os projetos de inovação desenvolvidos pelas instituições, entre elas a indústria e a Fiems é um grande braço para atendermos vários tipos de derivações dessa indústria, mas mais do que isso, como é uma reunião científica, tecnológica e cultural, ela vai abraçar a aplicabilidade das pesquisas em inovação. É um momento de a UFMS capitalizar com a indústria o que a nossa região está fazendo com relação à ciência e tecnologia”, ressaltou.

Fiems