25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 14 de julho, 2025
spot_img

Fies abre inscrições para 1.046 vagas em MS neste segundo semestre de 2025

No total, o MEC disponibiliza 74.500 vagas em 18.419 cursos e turnos, oferecidos por 1.215 instituições em todo o país

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta segunda-feira (14) 0 período de inscrições por vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados já podem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para verificar a oferta de vagas, cursos e instituições participantes em todo o país.

Nesta edição, o Fies disponibiliza 74.500 vagas em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições. Mato Grosso do Sul contará com 1.046 vagas, uma oportunidade importante para os estudantes sul-mato-grossenses que desejam financiar sua graduação.

Entre os estados com maior oferta de vagas estão São Paulo (11.397), Bahia (8.050) e Minas Gerais (7.970), mas Mato Grosso do Sul figura com número significativo para a região Centro-Oeste.

Como consultar as vagas

Para conferir as vagas disponíveis, basta acessar a página oficial do Fies e clicar em “Consultar oferta de vagas”. É possível filtrar por estado, município, curso, instituição de ensino e conceito do curso para facilitar a busca.

Inscrições abertas

De acordo com o Edital nº 16/2025, as inscrições para o segundo semestre do Fies seguem até sexta-feira (18). O processo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Requisitos para participar

Podem se inscrever candidatos que:

  • Participaram do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação;
  • Possuam renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Resultado e próximas etapas

A pré-seleção será divulgada em 29 de julho e o candidato pré-selecionado terá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para complementar a inscrição no sistema Fies Seleção.

O Fies ainda conta com chamada única e lista de espera para garantir o acesso ao financiamento estudantil.

Fies abre inscrições para 1.046 vagas em MS neste segundo semestre de 2025

Fies Social

O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário mínimo estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.

No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, independentemente de terem se inscrito para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas do Fies, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Fale com a Redação