Publicado em 06/09/2017 18h41
Fiscalização de concessionária constata furto de energia em comércio
Técnico de medição fez vistoria em imóvel
Correio do Estado
Fiscalização da própria Energisa denunciou na tarde de hoje furto de energia em comércio de frios que fica no bairro Residencial Mata do Jacinto, em Campo Grande. A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência e perícia criminal fez avaliação para identificar o crime.
Técnico de medição da concessionária que atende a Capital fez a contatação de lacre rompido em medidor de energia. Esta seria a terceira vez que a mesma situação é identificada no comércio.
A conta é em nome de ex-proprietário do estabelecimento, que mora nas proximidades. O técnico de medição conversou com o titular da conta de energia e também o atual dono do comércio. Eles confirmaram que houve a venda do local há 20 dias.
O delegado Paulo Henrique Sá, da 3ª Delegacia de Polícia, também foi acionado para instaurar inquérito. Vai ser apurado agora quem rompeu o lacre para tentar fazer o desvio de energia elétrica.
No primeiro semestre, a Energisa e a Polícia Civil fizeram operação em 120 endereços para combater os chamados “gatos”. Os bairros visitadas foram Monte Castelo, Coronel Antonino e Nova Lima. Foram constatados na época 12 furtos. O trabalho foi realizado no dia 14 de junho.
Em 2016, a concessionária divulgou que foram 40 mil casos ao todo, com prejuízo de R$ 100 milhões. Deste total, a empresa alegou que R$ 30 milhões seriam destinados ao pagamento de impostos e revertidos à população.
De acordo com a Polícia Civil, o responsável pela ligação clandestina responde por estelionato enquanto o proprietário da casa ou estabelecimento comercial por furto.




















