28.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de setembro, 2025
spot_img

FIT 2025: Sábado em Dourados terá teatro de rua, infantil e do absurdo

O Festival Internacional de Teatro (FIT) de Dourados reserva um sábado (20) repleto de experiências artísticas, que vão do universo lúdico da infância à potência política do teatro de rua e à irreverência do teatro do absurdo.

A programação começa às 10h, na Praça Antônio João, com o espetáculo “Balança, Mas Não Cai”, da Cia Theastai de Dourados. Voltada ao público infantil, a apresentação também dialoga com toda a família. A palhaça Tarzica, interpretada por Társila Bonelli, enfrenta a ausência de um ente querido em meio a dança, equilíbrio no arame e dança vertical, conectando sensibilidade, humor e delicadeza. Para Bonelli, a arte na rua reafirma o caráter democrático do teatro: “Desde criança precisamos consumir arte e cultura, pois é daí que nasce um olhar reflexivo e transformador”.

À tarde, às 16h, o Grupo Teatro Maracangalha, de Campo Grande, apresenta “TEKOHA – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, no Parque Rego D’água. O espetáculo de rua traz à tona narrativas dos povos originários e propõe reflexão sobre a história e o futuro do país. O diretor Fernando Cruz destaca a importância de encenar a peça no próprio território: “O teatro de rua tem essa potência: organizar narrativas, sensibilizar e abrir reflexões, atingindo corações e mentes”.

A noite, às 20h, no Sucata Cultural, a Cia Theastai retorna com “Quem Matou o Morto?”, inspirado no Teatro do Absurdo, misturando circo, dança e música para ironizar ditadores ao longo da história. Entre humor e acidez, a montagem provoca o público a refletir sobre as cicatrizes da violência política. Às 21h, o Bar do FIT encerra a programação com apresentação do cantor Dovalle.

O FIT 2025 reforça sua vocação de reunir espetáculos plurais, voltados a públicos diversos, da criança ao adulto, da poesia à denúncia, da alegria ao espanto.

Serviço – Programação de sábado (20/09)

  • 10h – Praça Antônio João – Balança, Mas Não Cai
  • 14h – NAC Unidade 2 – Oficina “Convers-AÇÕES”, com Armazém Companhia de Teatro (RJ)
  • 16h – Parque Rego D’água – Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno
  • 20h – Sucata Cultural – Quem Matou o Morto
  • 21h – Sucata Cultural – Bar do FIT com Dovalle

Fale com a Redação