34.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
spot_img

FIT aposta em transporte gratuito e acessibilidade em Libras para ampliar público em Dourados

O FIT 2025 (Festival Internacional de Teatro de Dourados) se consolida como a edição mais democrática de sua história. Pela primeira vez, todos os ingressos serão gratuitos e, além disso, o evento investe em duas ações fundamentais para ampliar o acesso: transporte gratuito e acessibilidade em Libras. O Festival integra as comemorações dos 20 anos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em parceria com a Ditran (Divisão de Transportes da UFGD), dois ônibus sairão gratuitamente, sempre às 19h, da Unidade 1 da UFGD (antigo CEUD) e da Praça Antônio João, no centro da cidade, com destino ao Auditório Central da Unidade 2, onde acontecem os espetáculos nacionais. Como o espaço fica distante do centro e não possui linhas de transporte público aos fins de semana, os ônibus garantem que mais pessoas possam participar. O retorno está previsto logo após as apresentações.

No Auditório Central serão encenados três grandes espetáculos nacionais: “In On It” (18/09); “Neva” (21/09) e “Tom na Fazenda” (24/09).

“Se não tivéssemos o transporte, apenas quem tem carro conseguiria chegar até o campus. O grande objetivo do FIT é oportunizar que o máximo de pessoas esteja presente, frua essa arte e tenha acesso a espetáculos de altíssima qualidade. Essa é uma forma de formar público e transformar o cenário cultural da cidade”, destaca Gil Esper, coordenador de Cultura da UFGD.

Além do transporte, o Festival também garante acessibilidade em Libras para a comunidade surda em sete apresentações, incluindo a abertura, espetáculos de diferentes gêneros e o show de encerramento com Letrux.

A ação está em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que assegura igualdade de acesso à cultura e às artes. Para Ana Paula Fernandes, professora surda do curso de Letras Libras da UFGD, a medida representa um marco histórico.

FIT aposta em transporte gratuito e acessibilidade em Libras para ampliar público em Dourados
Espetáculo Aquele Aquela Menos Ela – Liz Sória (Foto: Victor Pollak)

“Há anos nos faltava a oportunidade de participar em condições de igualdade. A presença de intérpretes de Libras é um direito garantido, mas muitas vezes negado na prática. Essa iniciativa resgata a comunidade surda de Dourados, que nunca teve chance de participação plena. Inclusão é garantir que todos tenham acesso à arte, sem barreiras”.

Para Gil Esper, essas iniciativas refletem o espírito desta edição. “Esse talvez seja o Festival mais democrático de todos. É o primeiro sem cobrança de ingressos e agora com transporte gratuito e acessibilidade em Libras. Queremos que famílias, jovens e pessoas que nunca tiveram o hábito de ir ao teatro possam vivenciar essa experiência transformadora”.

Com essas medidas, o FIT reafirma seu papel como um dos maiores fomentadores da cultura em Mato Grosso do Sul, aproximando a arte da população e tornando-a mais inclusiva.

Serviço

Ônibus gratuitos
Horário: 19h
Saídas:
UFGD Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso, antigo CEUD)
Praça Antônio João (Av. Marcelino Pires – Centro)

Apresentações com intérprete de Libras

Abertura oficial – Quinta (18/09), 20h30, Auditório Central – UFGD Unidade 2;
In On It – Quinta (18/09), 21h, Auditório Central – UFGD Unidade 2;
Quem Matou o Morto – Sábado (20/09), 20h, Sucata Cultural;
Des-calço – Domingo (21/09), 16h, Parque do Lago;
Aquele, Aquela, Menos Ela – Sexta (26/09), 20h, Espaço Casulo;
Encontro de Gigantes – Sábado (27/09), 20h, Parque dos Ipês;
Show de encerramento com Letrux – Sábado (27/09), 22h, Parque dos Ipês.

Fale com a Redação