32.8 C
Campo Grande
domingo, 21 de setembro, 2025
spot_img

FLIB 2025: sábado em Bonito terá literatura negra, debates e atrações culturais

A nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) continua neste sábado (20) com uma programação intensa que valoriza a literatura negra, promove debates sobre políticas públicas e oferece atividades culturais e de lazer para todas as idades na Praça da Liberdade.

A manhã começa no Pavilhão das Letras com a oficina “Jogos de escrita para professores que desobedecem a sala de aula”, ministrada por Febraro de Oliveira. Às 9h30, ocorrem em paralelo o Encontro de Intelectuais Negras(os) de Mato Grosso do Sul e o Dedo de Prosa sobre “Conto Contemporâneo de/em MS”. No mesmo horário, a Tenda das Crianças recebe a oficina “Brincadeiras Tradicionais”, com Ramona Rodrigues.

Às 11h, a pauta de políticas públicas entra em cena com a roda de conversa “O papel dos parlamentares na realização dos eventos culturais”, reunindo Josmail Rodrigues, Camila Jara, Ido Michels, Lelo Marchi e Marcelo Miranda.

A programação da tarde traz oficinas, debates e apresentações artísticas. Às 13h, Anarandá ministra a oficina de grafismo “MboJeguaHa”. Às 14h, o Circo do Mato apresenta um Pocket Show no Palco Principal, enquanto a Sala Bitita recebe o painel “Misoginia na Internet”. Paralelamente, a roda de conversa “Enegrecendo a História: Literatura Negra, desafios e avanços” reúne autores e mediadores.

Às 15h, o Pavilhão das Letras recebe o Dedo de Prosa sobre “Mulheres”, com Andressa Arce, Lucilene Machado, Anarandá, Luciana Roberto Kinikinau e Diana Pilatti. O Palco Principal será animado pelo espetáculo “Os Saltimbancos no meio do Fuzuê”. Às 15h30, a intervenção poética “Um mergulho nas poesias de Manoel de Barros” acontece na Praça da Liberdade.

As atividades para crianças continuam às 16h com a oficina “Brincadeiras Tradicionais e Cantigas de Roda” e a roda “Em primeira pessoa”, promovida pelo Mulherio das Letras. Às 17h e 18h, o foco é nos quadrinhos, com debates sobre biografias em quadrinhos e a obra “Carolina em quadrinhos”.

A programação noturna inclui bate-papos com escritores e jornalistas: às 19h, Andressa Marques fala sobre “O lugar do real na ficção” e, às 20h, Júlio Maria conduz “Encantar biografias”. O encerramento do sábado será com shows musicais no Palco Principal, com apresentações de David Tanganelli às 21h e Kalu às 22h.

A FLIB, realizada entre 17 e 21 de setembro pelo Instituto Ìmòlé, com apoio de entidades públicas e privadas, integra desde agosto de 2025 o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul e reúne escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

A programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao-2025/.

Fale com a Redação