Dois times tricolores se enfrentam neste sábado (2), às 20h (horário de MS), no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fluminense e Grêmio chegam à partida com 20 pontos cada, mas o time carioca ocupa a 12ª posição na tabela, graças ao maior número de vitórias (seis), enquanto o time gaúcho está em 14º, com o Atlético Mineiro entre eles.
O Fluminense vem de vitória por 2 a 1 contra o Internacional, fora de casa, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, encerrando uma sequência negativa de quatro derrotas seguidas. Porém, no Brasileirão, o time ainda não somou pontos desde o retorno do Mundial de Clubes da Fifa.
O treinador Renato Gaúcho, que até o fim do ano passado comandava o Grêmio, ressaltou a importância de voltar a pontuar em casa e espera a presença da torcida no Maracanã para apoiar o Tricolor Carioca. “A gente precisa voltar a vencer também no Maracanã, até porque nos últimos quatro jogos não pontuamos. Espero que o torcedor compareça ao Maracanã para incentivar nosso time. A gente precisa do apoio do nosso torcedor para tentar uma vitória diante do Grêmio, porque a gente sabe que é mais um jogo difícil”, afirmou Renato.
O Fluminense deve ter desfalques importantes: os laterais esquerdos Renê e Fuentes estão em dúvida por lesão, e Guga pode ser improvisado na posição. Além disso, o volante uruguaio Facundo Bernal e o zagueiro argentino Freytes cumprem suspensão por cartões amarelos.
O Grêmio também terá baixas para o confronto, com o lateral-esquerdo Marlon e o atacante uruguaio Cristian Olivera fora por suspensão.
O time gaúcho chega embalado após vencer o Fortaleza por 2 a 1, em casa, com dois pênaltis convertidos pelo dinamarquês Braithwaite, que já marcou 15 gols na temporada. O técnico Mano Menezes, que foi demitido do Fluminense na primeira rodada do Brasileirão e agora comanda o Grêmio, vê o resultado como um alento para a equipe que tem apresentado atuações oscilantes.
“Poucas equipes não oscilam no campeonato durante as partidas. Estamos dentro da normalidade. Mas a gente precisa continuar ganhando para a nossa confiança seguir aumentando”, avaliou Mano Menezes.
A partida terá transmissão ao vivo pela Rádio Nacional a partir das 19h30, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Bruno Mendes.