Publicado em 17/05/2017 08h00
Forças de segurança realizam ‘Operação Poti Porã’ na penitenciária de Dourados
A operação envolve o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.
Da redação
Acão conjunta entre Exército Brasileiro e Governo do estado, deram início nesta quarta-feira (17) a Operação Poti Porã, nas instalações da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), em Dourados. Neste momento está sendo realizado um ‘pente-fino’nas celas, em busca de materiais ilícitos ou proíbidos.
A Operação envolve o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Choque e o 3º Batalhão da Polícia Militar, além da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, com objetivo principal de realizar vistorias nas celas e pátios da PED na busca por detecção armas, aparelhos de telefônia móvel, drogas e outrso materiais ílicitos ou proíbidos, com foco na manutenção da ordem pública.
Esta operação conta ainda com o suporte tecnológico do projeto SISFRON (Sistema de Monitoramento de Fronteiras) existente no Exército.
Segundo a assessoria do Exército, os meios do SISFRON vão desde viaturas de comando e controle com acesso a internet e ligação de rádio com as equipes envolvidas na operação, passando por aeronaves com transmissão direta de vídeo (Sistema Olho de Águia), e sistema de transmissão de vídeo individual por rádio, com o qual cada militar ou agentel que realiza a vistoria no presídio gera imagens, em tempo real, para os terminais das viaturas de comando e controle.
Estão envolvidos na operação cerca de 500 homens, onde teve início as 8h e tem a previsão de encerramento por volta das 17h. O PED conta com 2,5 mil internos distribuidos em quatro pavilhões.
De acordo com o porta voz da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Tenente Coronel Oeliton de Santana de Figueiredo, a operação é mais uma das etapas preventivas realizada pelo Governo do estado em parceria com Exército Brasileiro a fim de garantir a segurança nos estabelecimentos penais do estado de MS.
Ainda foi informado pelo Tenente Coronel Figueiredo, que simultaneamente, a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento de Área (CPA-1) realiza a Operação Portas Fechadas, na região sul do estado, com a realização de blitz e bloqueios. A operação é coordenada pelo Coronel Givaldo Mendes de Oliveira.
