Sanesul alerta para que a população e visitantes usem a água tratada com cautela em razão da estiagem que o Estado de MS está enfrentando
Polo do ecoturismo no Brasil, Bonito é um importante destino de turismo para o mundo e recebe todos os anos milhares de pessoas que vem para Mato Grosso do Sul conhecer este município que conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades.
Sem dúvida, Bonito é o principal ponto turístico de Mato Grosso do Sul. Considerado “Patrimônio Natural da Humanidade”, em época de alta temporada, como férias ou feriados prolongados, o número da população da cidade quase que triplica, o que consequentemente, provoca o aumento do consumo de água potável. Portanto, este ano, devido ao longo período de estiagem, o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Companhia de Abastecimento de Água do MS estão em alerta.
Devido ao forte calor e a estiagem, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência hídrica e está monitorando os níveis dos rios e os sistemas de abastecimento de água nas cidades dp Estado.
“Mais do que nunca, neste momento, precisamos da ajuda da população e dos turistas que frequentam a cidade de Bonito para que a água tratada não seja desperdiçada. Com economia, a situação fica controlada e ganhamos fôlego para passar este período de tempo seco.

Sanesul alerta para que a população e visitantes usem a água tratada com cautela em razão da estiagem que o Estado de MS está enfrentando.É basicamente aplicar o uso racional. É importante que as pessoas não se desestimulem e economizem”, comentou o gerente de abastecimento de água da Sanesul Elthon Santos Teixeira.
A primeira orientação é para que os moradores façam o uso racional da água, priorizando hábitos de higiene para a prevenção do novo coronavírus, como lavagem das mãos e rosto.
– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes ou fazer a barba. Abra a torneira o mínimo possível e se houver vazamentos procure ajuda para concertar.
– Diminua o tempo de banho. Os especialistas sugerem que seja diminuído, se possível, para cinco minutos o tempo de banho.
– Prefira lavar frutas e verduras em bacias. Importante que as hortaliças sejam deixadas de molho em uma solução clorada.
– Não jogue lixo nem papel higiênico no sanitário para não entupir os encanamentos, nem ter de usar mais água na descarga.
– Acumule roupas sujas para lavar e use até o limite seguro da capacidade da máquina. Assim, você poupa mais água e até consome menos energia.
“A Sanesul já está investindo na captação de água de Bonito, com ações de pesquisa de vazamento e reparos de redes para otimizar o uso da produção existente. Além disso, está adotando a substituição de equipamentos e fazendo alterações para melhorar a produção existente dos poços”, finalizou o gerente.