Sete cidades de MS estão sob alerta para chuvas que podem chegar a 100 mm e ventos a 100 km/h
Mato Grosso do Sul está sob alerta de temporal neste domingo (2), com previsão de fortes chuvas que podem alcançar até 100 milímetros em algumas regiões. O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é válido até as 9h de segunda-feira (3) e inclui sete municípios: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Em Campo Grande, a chuva chegou nesta tarde, por volta das 16 horas, acompanhada de ventos fortes, confirmando as previsões. Segundo o Inmet, a capital pode registrar chuva entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
O temporal é resultado do transporte intenso de calor e umidade, combinado à atuação de áreas de baixa pressão, cavados e ao avanço de uma frente fria oceânica. Esses elementos favorecem favorecem a formação de instabilidades e tempestades localizadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
O instituto também alerta para a possibilidade de tempestades mais severas, com volume entre 30 e 60 milímetros em uma hora, e rajadas que podem chegar a 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Embora o alerta de “perigo” atinja as sete cidades listadas, todo o estado está sob atenção para chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 50 milímetros, acompanhadas de ventania e granizo.
A Defesa Civil Estadual reforçou o alerta na manhã deste domingo, pedindo que a população evite áreas de risco e adote medidas preventivas. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
A recomendação também inclui não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o temporal e manter atenção a possíveis alagamentos ou quedas de galhos.
Em situações de emergência, os moradores devem entrar em contato com:
📞 Corpo de Bombeiros – 193
📞 Defesa Civil – 199











