Fraude no INSS: pagamento a vítimas será feito em parcela única até dezembro

107
Reembolso de fraude será em parcela única (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Calendário prevê que o pagamento seja feito em lotes, a cada 15 dias, sem distinção de grupos, segundo adiantou o instituto

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apresenta nesta terça-feira (24), em audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal), o calendário de ressarcimento aos aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos feitos por associações e sindicatos nos contracheques de benefícios previdenciários.

A apresentação será feita em conjunto com a AGU (Advocacia-Geral da União), responsável pela condução do processo de conciliação com o Supremo.

Pagamento com correção e em parcela única

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., os valores descontados de forma irregular serão devolvidos com correção monetária e em parcela única, até o final de 2025. O pagamento será feito em lotes, a cada 15 dias, contemplando todos os segurados comprovadamente lesados, sem distinção de grupos.

“Todos os segurados do INSS comprovadamente lesados serão pagos integralmente, com o valor corrigido, de uma única vez e no mesmo período”, afirmou Waller durante evento realizado no último dia 18.

Segurados que já receberam o ressarcimento por meio de decisões judiciais não terão direito a uma nova devolução.

Volume de contestações ultrapassa 3,4 milhões

Desde 14 de maio, quando o INSS abriu o processo de contestação e pedidos de ressarcimento, mais de 3,4 milhões de contestações foram registradas. No total, 9,3 milhões de segurados que tiveram algum tipo de desconto receberam o chamado para se manifestar.

A Polícia Federal estima que cerca de 4,1 milhões de pessoas foram atingidas pelas fraudes, reveladas em abril deste ano pela Operação Sem Desconto, deflagrada em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União).

Fraude bilionária

As investigações apontaram um esquema de autorizações indevidas para descontos mensais de associações e sindicatos, aplicados diretamente sobre aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS. O prejuízo pode chegar a R$ 6 bilhões, acumulados desde 2019.

Como consultar e acompanhar o processo

Os segurados podem acompanhar o andamento dos pedidos de análise e contestação dos descontos de forma online:

  • Pelo aplicativo ou site Meu INSS:
    • Acesse com CPF e senha.
    • No campo “Do que você precisa?”, digite “Consultar Pedido”.
    • Clique em “Detalhar” para visualizar a análise de descontos de entidades associativas.
  • Para enviar a resposta:
    • Acesse a mesma área no aplicativo ou site.
    • Clique em “Cumprir Exigência” e siga as orientações.
    • Também é possível responder presencialmente nas agências dos Correios.

Importante: não é possível apresentar resposta pelo telefone 135 ou agendar atendimento presencial nas agências do INSS para este serviço.

Atenção a golpes

O INSS reforça que não entra em contato por WhatsApp, e-mail, SMS com links ou telefonemas pedindo confirmação de dados. Toda a comunicação oficial deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais: site, aplicativo Meu INSS ou pela Central 135 (apenas para consultas).

O órgão alerta os segurados para não compartilharem dados pessoais com desconhecidos e sempre desconfiarem de contatos não solicitados.