A frente fria prevista para esta semana já chegou a Mato Grosso do Sul e trouxe com ela temperaturas gélidas, especialmente em Campo Grande, onde os termômetros marcaram 10,2°C nesta terça-feira (29), mas com sensação térmica de apenas 3,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital sul-mato-grossense também registrou chuva de nove milímetros na segunda-feira (28), suficiente para encerrar um período de 35 dias de estiagem.
O céu permanece parcialmente nublado, mas o Sol deve predominar ao longo do dia. A previsão para hoje indica máxima de 22°C na Capital, com tempo firme e umidade relativa do ar variando entre 20% e 40%, o que configura estado de atenção, especialmente no período da tarde.
Pedestres encapotados e cuidados redobrados
No centro de Campo Grande, é comum ver pedestres agasalhados da cabeça aos pés, tentando se proteger do frio intenso. A recomendação dos especialistas é reforçar os cuidados com a hidratação, umidificar ambientes e evitar exposição direta ao Sol durante os horários mais secos e quentes do dia.
Outras mínimas registradas em MS
A menor temperatura desta terça foi em Santa Rita do Pardo, com 6,9°C. Veja abaixo algumas das mínimas registradas no Estado:
- Fátima do Sul: 7,5°C
- Sete Quedas: 7,9°C
- Iguatemi: 8,0°C
- Dourados: 9,0°C
- Ponta Porã: 9,9°C
- Bonito: 10,3°C
- Três Lagoas: 11,8°C
- Corumbá: 13,8°C
Os dados são do Inmet, e podem sofrer pequenas alterações conforme as atualizações nas bases meteorológicas distribuídas pelos municípios.
Tendência para os próximos dias
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o frio intenso deve dar lugar a uma elevação gradual das temperaturas a partir de quinta-feira (1º). As máximas poderão atingir 30°C a 34°C em regiões como o Pantanal, Bolsão e norte do Estado. Já em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 13°C e 15°C pela manhã, com picos de até 29°C à tarde.
Ventos fortes, com rajadas acima de 50 km/h, também são esperados em pontos isolados do Estado nos próximos dias.