O calorão dos últimos dias dá lugar à chuva e à chegada de uma frente fria que promete mudar completamente o clima em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Em Campo Grande, a virada do tempo deve ser sentida a partir da noite desta sexta-feira (17), com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
De acordo com a meteorologia, o sol ainda predomina em boa parte do Estado durante o dia, mas as condições mudam rapidamente entre a tarde e a noite. Pancadas de chuva e tempestades com raios, rajadas de vento e até granizo podem ocorrer, especialmente nas regiões sul e cone-sul, reflexo da atuação de cavados em médios níveis da atmosfera e de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
Em Campo Grande, a sexta-feira começou quente, com mínima de 22°C e máxima prevista de 35°C. As rajadas de vento podem ultrapassar os 60 km/h. Já nas últimas 24 horas, municípios como Mundo Novo (38,2 mm), Ivinhema (31,8 mm) e Maracaju (30,2 mm) registraram volumes significativos de chuva.
O sábado (18) será marcado por forte instabilidade. O tempo deve amanhecer com sol entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia e há previsão de chuva.
As temperaturas caem de forma expressiva em todo o Estado. Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 20°C e 27°C. Já no sul, cidades como Dourados, Ponta Porã e Iguatemi podem registrar mínimas entre 16°C e 18°C. No Pantanal, as máximas ainda devem atingir 29°C.
A partir de domingo (19), o tempo começa a se firmar no centro-sul do Estado, mas ainda há possibilidade de chuva em outras regiões. A chegada de uma massa de ar frio de origem polar será responsável pela mudança mais sentida: o frio atípico para outubro.
Na segunda-feira (20), o sistema de alta pressão atmosférica estabiliza o tempo, garantindo dias de sol e temperaturas amenas. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C, enquanto no sul do Estado os termômetros podem chegar a 12°C.
Segundo os meteorologistas, a frente fria deve encerrar o período de calor extremo em Mato Grosso do Sul e trazer alívio temporário à população — especialmente em Campo Grande, onde o calor vinha ultrapassando os 35°C nos últimos dias.