Uma frente fria deve avançar sobre Mato Grosso do Sul a partir de domingo (21), trazendo mudanças significativas no tempo em todo o Estado. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o sistema provoca aumento da nebulosidade, chuvas, tempestades e queda acentuada das temperaturas.
No início do domingo, o dia ainda deve começar com sol e temperaturas elevadas, mas entre a tarde e a noite a frente fria avança, favorecendo pancadas de chuva e tempestades. Entre o final do domingo e ao longo da segunda-feira (22), há risco de temporais acompanhados de chuvas intensas, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e, de forma localizada, queda de granizo.
Segundo os meteorologistas, o fenômeno ocorre devido à combinação da frente fria com o transporte de ar quente e úmido da região Norte, além da atuação de cavados e uma área de baixa pressão que reforçam as instabilidades. Acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, principalmente na região centro-sul do Estado.
As temperaturas também devem cair de forma acentuada com a chegada da massa de ar frio. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 17°C e a máxima de 29°C. Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, os termômetros devem variar entre 12°C e 27°C, enquanto no sudoeste e Pantanal, as temperaturas oscilam entre 16°C e 31°C.
+ Campo Grande encara sábado de calor intenso antes da chegada de frente fria no domingo
O Cemtec alerta a população para evitar áreas de risco de alagamento e não se abrigar sob árvores durante tempestades com raios.
A mudança no tempo coincide com o início da primavera, que começa no dia 22 de setembro às 14h19 e se estende até 21 de dezembro. A estação deve ser marcada por chuvas irregulares e calor acima da média, com previsão de precipitação entre 400 e 500 mm na maior parte do Estado. Nas regiões nordeste e extremo sul, as chuvas devem variar entre 500 e 600 mm, enquanto na região noroeste ficam entre 300 e 400 mm.
Climatologicamente, a primavera é um período de transição do inverno seco para a estação mais chuvosa, com maior incidência de radiação solar, dias quentes e tempestades rápidas, porém intensas, que podem incluir raios, fortes rajadas de vento e granizo.
Segundo o prognóstico do Cemtec, as temperaturas devem permanecer ligeiramente acima da média histórica, com trimestre de outubro a dezembro mais quente que o normal para Mato Grosso do Sul.











