Funcionários do Hospital da Santa Casa de Campo Grande paralisam os serviços nesta manhça (9), para protestarem em prol do recebimento de seus salários que estão atrasados. O pagamento dos salários estava acordado para cair no 5º dia útil, ou seja, na última sexta-feira (5), mas não foi o que aconteceu.
Os trabalhadores aco=ionaram o Ministério Público do Trabalho que estipulou um prazo para a Associação realizar os pagamentos, nesta segunda-feira (8). Novamente sem sucesso, o salário não caiu na conta e o resultado foi a paralisação.
Ao site Campo Grande News, uma funcionária da higienização de 49 anos, contou que sem o salário não consegue pagar as contas. “Querem pagar 50% do salário, mas eu não trabalhei 50%. Isso prejudica muito, porque eu preciso pagar água, luz e aluguel. Eu não estou trabalhando 50% e preciso comprar comida”, desabafa.
A secretária-Geral do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Roseli Carvalho apoia a paralisação e argumenta que sempre que isso ocorre o hospital joga a culpa para a prefeitura e os funcionários é que sofrem.
“Toda vez botam a culpa na prefeitura pelo atraso, somos mais de 100 pessoas aqui fora só da enfermagem e estamos aqui desde 7h30”, disse.
Já o presidente do sindicato, Lázaro Santana contabilizou que 1,2 mil profissionais entre auxiliares técnicos e enfermeiros estão sendo prejudicados pelo atraso dos salários. “Estamos tentando reivindicar férias, acúmulo de 11 mil horas extras não pagas, e apesar dessa mobilização da paralisação, temos 50% da equipe trabalhando no CTI, 30% nas enfermarias e 100% na sala de emergência”, afirma.
Por sua vez, a assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou que não há paralisamento, somente uma manifestação de alguns funcionários convocados por sindicatos. Mas, que realmente o pagamento do salário está atrasado, porque a Prefeitura de Campo Grande não repassou o valor contratual. Sem previsão, a assessoria também disse que o pagamento será feito assim que receberem o dinheiro da prefeitura.
Já a prefeitura afirmou que há apenas um montante em aberto, de cerca de R$ 5 milhões, e que está sendo repassado ao hospital hoje (9). Além disso, a prefeitura emitiu uma nota oficial dizendo que está em dia com suas obrigações contratuais. Confira:
“O mesmo não encontra-se em atraso, pois está dentro do período de compensação financeira. Cabe ressaltar que a Santa Casa recebe mensalmente aproximadamente R$ 24 milhões, recursos estes que vêm sendo pagos normalmente, não havendo assim pendência por parte do município”.




















