Funcionários da Santa Casa paralisam atendimento e protestam devido a salários atrasados

649
Foto Divulgação

Funcionários do Hospital da Santa Casa de Campo Grande paralisam os serviços nesta manhça (9), para protestarem em prol do recebimento de seus salários que estão atrasados. O pagamento dos salários estava acordado para cair no 5º dia útil, ou seja, na última sexta-feira (5), mas não foi o que aconteceu.

Os trabalhadores aco=ionaram o Ministério Público do Trabalho que estipulou um prazo para a Associação realizar os pagamentos, nesta segunda-feira (8). Novamente sem sucesso, o salário não caiu na conta e o resultado foi a paralisação.

Ao site Campo Grande News, uma funcionária da higienização de 49 anos, contou que sem o salário não consegue pagar as contas. “Querem pagar 50% do salário, mas eu não trabalhei 50%. Isso prejudica muito, porque eu preciso pagar água, luz e aluguel. Eu não estou trabalhando 50% e preciso comprar comida”, desabafa.

A secretária-Geral do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Roseli Carvalho apoia a paralisação e argumenta que sempre que isso ocorre o hospital joga a culpa para a prefeitura e os funcionários é que sofrem.
“Toda vez botam a culpa na prefeitura pelo atraso, somos mais de 100 pessoas aqui fora só da enfermagem e estamos aqui desde 7h30”, disse.

Já o presidente do sindicato, Lázaro Santana contabilizou que 1,2 mil profissionais entre auxiliares técnicos e enfermeiros estão sendo prejudicados pelo atraso dos salários. “Estamos tentando reivindicar férias, acúmulo de 11 mil horas extras não pagas, e apesar dessa mobilização da paralisação, temos 50% da equipe trabalhando no CTI, 30% nas enfermarias e 100% na sala de emergência”, afirma.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou que não há paralisamento, somente uma manifestação de alguns funcionários convocados por sindicatos. Mas, que realmente o pagamento do salário está atrasado, porque a Prefeitura de Campo Grande não repassou o valor contratual. Sem previsão, a assessoria também disse que o pagamento será feito assim que receberem o dinheiro da prefeitura.

Já a prefeitura afirmou que há apenas um montante em aberto, de cerca de R$ 5 milhões, e que está sendo repassado ao hospital hoje (9). Além disso, a prefeitura emitiu uma nota oficial dizendo que está em dia com suas obrigações contratuais. Confira:

“O mesmo não encontra-se em atraso, pois está dentro do período de compensação financeira. Cabe ressaltar que a Santa Casa recebe mensalmente aproximadamente R$ 24 milhões, recursos estes que vêm sendo pagos normalmente, não havendo assim pendência por parte do município”.