Programa de inclusão profissional realiza triagem na Vila Popular e facilita acesso de moradores às vagas e cursos de capacitação
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) deu início nesta terça-feira (27) à ação “Primt Itinerante” na Vila Popular, permitindo que moradores da região se inscrevam para o Cadastro Reserva do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt). O projeto, que segue até sexta-feira (30), visa aproximar os serviços da população e facilitar o acesso a oportunidades de capacitação e emprego.
A visita da equipe da Funsat ocorre no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila Popular, onde será feita a triagem de candidatos por dois dias. O “Primt Itinerante” já passou pelos bairros Jardim Canguru, Aero Rancho, Moreninhas, Jardim Rouxinóis e Noroeste, somando 852 atendimentos e 579 inscrições validadas.
Moradores que compareceram no primeiro dia demonstraram entusiasmo com a proximidade do serviço. Lindinalva da Silva Borges, de 43 anos, destacou a importância do programa para ampliar perspectivas profissionais: “A lembrança que tenho do trabalho que exerci lá é ótima. Aprendi muito, seja no dia a dia ou também nos cursos. Agora pretendo fazer outros”, afirmou.
Tatiana Batista Ortiz Coelho, de 41 anos, moradora do Jardim Aeroporto, comemorou a facilidade de acesso: “É muito melhor ser nos bairros. A maioria das pessoas que precisam do Primt está fora do Centro. No ano passado, participar da triagem era mais difícil e cansativo”, avaliou.
Outros candidatos, como Luciene Arce dos Reis (43) e Gonçalo Pinto dos Santos (63), reforçaram a relevância do programa para a capacitação e manutenção de oportunidades de emprego. Gregory Mello Gregório, de 35 anos, ressaltou que o formato itinerante tornou a inscrição mais prática, permitindo que pessoas com dificuldades financeiras ou de deslocamento participem.
No primeiro dia no CRAS da Vila Popular, 114 atendimentos foram realizados, com 78 candidaturas aprovadas para o Cadastro Reserva. O programa segue com o cronograma:
- Quarta-feira (28/01): CRAS Vila Popular, Rua Marçal de Souza, 25
- Quinta-feira (29/01): CRAS São Conrado, Rua Livino Godói, 777
- Sexta-feira (30/01): CRAS Estrela do Sul, Rua Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n
O atendimento ocorre das 7h às 12h, com liberação de senhas até as 9h. Para inscrição, os candidatos devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência, escolaridade, CPF, RG, CTPS, CAD ÚNICO atualizado e certidões pertinentes a dependentes ou militares, quando aplicável.
A lista final do Cadastro Reserva será publicada na primeira quinzena de fevereiro no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais da Funsat (@funsat.cg no Instagram e Funsatcampograndems no Facebook) ou pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5833.


















