28.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de agosto, 2025
spot_img

Gabriel Bortoleto faz prova estratégica e termina GP da Hungria em 6º lugar

Após ganhar notoriedade nos treinos de classificação, o brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a brilhar no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, realizado neste domingo (03). O piloto da Kick Sauber surpreendeu a categoria ao se arriscar em uma estratégia de uma única parada nos boxes para a troca dos pneus, segurando adversários de peso e garantindo um histórico sexto lugar, a sua melhor posição até agora na categoria.

A prova foi realizada no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste. Com o resultado, o brasileiro chegou aos 14 pontos no Campeonato Mundial, superando Yuki Tsunoda e Oliver Bearman. Vale destacar que essa foi a segunda vez seguida que ele termina uma corrida na zona de pontuação, a anterior foi na Bélgica, quando ficou em nono lugar. Bortoleto também foi eleito o melhor piloto da etapa.

A corrida teve uma dobradinha da McLaren, com Lando Norris em primeiro e Oscar Piastri em segundo, enquanto George Russell, da Mercedes, completou o pódio na terceira colocação. Charles Leclerc, da Ferrari, que largou em primeiro, acabou a etapa em quarto lugar.

Agora, a Fórmula 1 entra em férias e só retorna na última semana de agosto, entre os dias 29 a 31, quando acontece o GP da Holanda, 15ª etapa da temporada. A corrida, no domingo (31), tem largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

A corrida

Em um circuito estreito, onde as ultrapassagens são escassas, a largada foi marcada por fortes emoções. Saindo da pole position, Charles Leclerc manteve a concentração e conseguiu segurar a liderança frente às McLarens, que vêm demonstrando ritmo superior nesta temporada. Piastri garantiu-se na segunda posição, enquanto Lando Norris perdeu terreno para George Russell e Fernando Alonso, recuperando uma colocação ao superar o espanhol na quarta volta.

Gabriel Bortoleto, em sua melhor posição de largada neste ano de estreia na Fórmula 1 — sétimo lugar —, avançou uma posição ao ultrapassar Lance Stroll e assumiu o sexto posto. Max Verstappen, tetracampeão largando da oitava posição, perdeu um lugar no início, mas logo deu o troco em Lawson e Stroll, começando a pressionar o brasileiro. Mais atrás, Lewis Hamilton caiu para 14º após perder duas posições.

Com 16 voltas completadas, Leclerc já havia construído uma vantagem confortável de 3s1 sobre Piastri. Norris, a apenas 0s8 de Russell, pressionava o piloto da Mercedes na disputa pela terceira posição. Bortoleto, ainda em sexto, estava cercado por campeões mundiais, com 2s4 de desvantagem para Alonso e 1s9 de vantagem sobre Verstappen.

As primeiras paradas nos boxes começaram na 18ª de um total de 70 voltas. Sem ainda ter feito seu pit stop, Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc, Piastri, Alonso, Russell e Bortoleto. Com estratégia de apenas uma parada, o brasileiro começou a perder rendimento e a se distanciar dos carros à frente. Na mesma situação, Alonso também sofria com os pneus e acabou ultrapassado por Russell, perdendo a quarta posição na volta 26.

Na zona intermediária, em meio a pilotos com 11 títulos somados, Verstappen forçou a Ferrari de Hamilton para fora da pista e subiu para o 11º lugar. Na ponta, Piastri se aproximava de Leclerc, reduzindo a diferença para 1s6, enquanto o monegasco reclamava pelo rádio da estratégia adotada pela equipe. Norris fez sua parada na volta 32 e retornou em quarto, entre Russell e Alonso, devolvendo a liderança a Leclerc. Bortoleto seguia em sexto, distante 7s7 de Alonso e 3s9 à frente de Stroll.

A partir da volta 40, os pilotos com estratégia de uma parada começaram seus pit stops. Piastri aproveitou a parada de Leclerc para assumir a liderança temporária. Alonso voltou em sexto, atrás de Verstappen, e Bortoleto reassumiu o sétimo posto após a parada de Hamilton, mantendo-se à frente de Stroll. Na volta 45, a ordem era: Piastri na ponta, seguido por Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Alonso e Bortoleto.

Piastri parou nos boxes e Norris voltou à liderança restando 23 voltas para o fim. O australiano retornou em terceiro e, quatro voltas depois, ultrapassou Leclerc, restabelecendo o duelo interno da McLaren pela vitória. Frustrado com a estratégia da Ferrari, Leclerc desabafou no rádio por não ter sido ouvido pela equipe. Bortoleto, por sua vez, começava a se aproximar de Alonso na briga pela quinta posição.

Nas voltas finais, a disputa pelo pódio esquentou. Piastri tentava diminuir a diferença de 2s6 para Norris, enquanto Russell pressionava Leclerc pelo terceiro lugar. A oito voltas do final, o piloto da Mercedes conseguiu a ultrapassagem. Bortoleto se mantinha sólido em sexto, 2s1 à frente de Stroll e 4s7 atrás de Alonso.

Nas cinco voltas derradeiras, Piastri intensificou os ataques a Norris. Na última volta, arriscou uma manobra decisiva, mas travou as rodas e teve de se contentar com a segunda colocação. Gabriel Bortoleto, com uma performance consistente e beneficiado por uma estratégia eficaz da Sauber, garantiu a sexta posição até a bandeirada final.

Confira o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1:

  1. Lando Norris (ING/McLaren), em 1h35min21s231
  2. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s698
  3. George Russell (ING/Mercedes), a 21s916
  4. Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 42s560
  5. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 59s040
  6. Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min06s169
  7. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min08s174
  8. Liam Lawson (NZL/RB), a 1min09s451
  9. Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1min12s645
  10. Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1 volta
  11. Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
  12. Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1 volta
  13. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
  14. Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1 volta
  15. Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
  16. Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
  17. Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
  18. Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
  19. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta

NÃO COMPLETOU A PROVA

Oliver Bearman (ING/Haas)

Classificação dos pilotos de 2025

POS.MOTORISTANACIONALIDADEEQUIPEPTS.
1Oscar  PiastriAustráliaMcLaren284
2Lando  NorrisGrã-BretanhaMcLaren275
3Max  VerstappenNEDRed Bull Racing187
4George  RussellGrã-BretanhaMercedes172
5Carlos  LeclercSEGFerrari151
6Lewis  HamiltonGrã-BretanhaFerrari109
7Kimi  AntonelliITAMercedes64
8Alexandre  AlbonTHAWilliams54
9Nico  HulkenbergALEMANHAChute Sauber37
10Esteban  OconFRAHaas27
11Fernando  AlonsoESPAston Martin26
12Lance  StrollPODEAston Martin26
13Isack  HadjarFRATouros de corrida22
14Pierre  GaslyFRAAlpino20
15Liam  LawsonNZLTouros de corrida20
16Carlos  SainzESPWilliams16
17Gabriel  BortoletoBRAChute Sauber14
18Yuki  TsunodaJPNRed Bull Racing10
19Oliver  BearmanGrã-BretanhaHaas8
20Franco  ColapintoARGAlpino0
21Jack  DoohanAustráliaAlpino0
Fale com a Redação