27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 15 de agosto, 2025
spot_img

Garantido na Copa São Paulo, técnico do Naviraiense quer time focado na final do Estadual Sub-20

A decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa neste sábado (16) entre Grêmio Santo Antônio, de Campo Grande, e CE Naviraiense. Melhor campanha entre os finalistas, o CEN é o mandante do jogo de volta, dia 24, e já está garantido como um dos representantes de Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Juniores por ser o clube que atende às exigências da Federação Paulista de Futebol (FPF) para a competição.

Trabalhando nas categorias de base do CEN desde que o clube retomou o projeto de formação de atletas, no início do ano passado, o técnico Reginaldo Maradona, 35 anos, comemora a boa campanha do clube e a inédita vaga conquistada na mais tradicional competição nacional da categoria. Ele já comandou as categorias Sub-15 e Sub-17, o que facilitou na formação do elenco para a competição.

“Nosso grupo tem atletas da nossa própria categoria de base aqui da cidade mesmo, que já haviam disputado o Estadual Sub-17 ano passado e complementamos com jogadores da região, como Dourados, Deodápolis, Nova Andradina, que estavam acostumados com essa competição sub-20 e graças a Deus essa mescla vem dando certo”

Na primeira fase, foram seis jogos no Grupo A, com duas vitórias sobre o União AC, de Nova Alvorada do Sul, um empate e uma vitória contra o Ivinhema FC e uma derrota e uma vitória contra o Campo Grande EC. Na semifinal, duas vitórias sobre o Grêmio Real FC, da Capital, garantiram vaga na decisão.

“A gente vem fazendo uma competição muito boa, muito forte e coesa. Estávamos em um grupo muito difícil na primeira fase e tivemos um bom desempenho graças aos nossos atletas, que seguem focados agora para essa final contra uma equipe de muita qualidade também”, ressalta o treinador.

O técnico elogia também o trabalho que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) tem feito para fortalecer a formação de atletas nos clubes do Estado, com novas competições e facilitando a participação em campeonatos nas diversas categorias, propostas do presidente Estevão Petrallás desde quando assumiu a entidade.

“Desde o ano passado, disputando as competições, temos observado essa melhora gigantesca, tanto na estrutura, quanto na qualidade dos times também. O trabalho que a Federação tem feito, fornecendo material como bolas de qualidade, sempre buscando melhorar o nosso futebol. Sempre falo que o futebol do Mato Grosso do Sul é grande e a gente está tentando buscar e elevar o nosso nível, para termos competições maiores e melhores e, com time fortes na base, teremos times fortes no profissional também”, completa Maradona.

Garantido na Copa São Paulo, técnico do Naviraiense quer time focado na final do Estadual Sub-20
Tradicional foto de vestiário após classificação para final do Estadual Sub-20 e conquista da vaga na Copa São Paulo (Foto: Assessoria/CEN)

Final

A definição do campeão estadual Sub-20 começa neste sábado, às 18h30, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. A partida de volta acontece no dia 24, domingo, às 16h, no Estádio Virotão, em Naviraí.

Segundo o regulamento da competição, não há vantagem entre os finalistas. Em caso de empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, a disputa termina na cobrança de pênaltis. O campeão estadual Sub-20 garante vaga na Copa do Brasil Sub-20, organizada pela CBF.

Em relação à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, a FPF, organizadora da competição, exige que os times indicados disputem competições profissionais nos respectivos estados. Assim, o Naviraiense já garantiu a primeira vaga de Mato Grosso do Sul. Se a FFMS receber uma segunda vaga, como aconteceu nos últimos 12 anos, o Ivinhema será indicado. 

Fale com a Redação