18.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 4 de agosto, 2025
spot_img

Gestão de resíduos e descarbonização vão marcar Festival de Inverno em Bonito

O Festival de Inverno de Bonito 2025, marcado para ocorrer entre os dias 20 e 24 de agosto na cidade de Bonito, contará novamente com um forte compromisso ambiental. A startup Ciclo Azul será responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos gerados durante o evento, além de promover ações de descarbonização visando a preservação dos ecossistemas locais.

Com foco na redução dos impactos ambientais, a Ciclo Azul lidera o processo de manejo dos resíduos sólidos com o objetivo de maximizar o desvio de materiais de aterros e lixões, fortalecendo a rede local de catadores, cooperativas e empreendedores da economia circular.

Além da gestão dos resíduos, a startup realiza atividades para a descarbonização da cidade, especialmente por meio do plantio de mudas nativas e do monitoramento de áreas estratégicas, o que contribui para a restauração ecológica e o equilíbrio climático, com especial atenção à preservação dos rios da região.

Fundada por moradores de Bonito, a Ciclo Azul é uma startup socioambiental que utiliza ciência e tecnologia para desenvolver soluções sustentáveis, proteger os ecossistemas locais e fomentar o desenvolvimento circular no coração do Pantanal.

Para a bióloga Lívia Cordeiro, fundadora e diretora executiva da Ciclo Azul, as ações promovidas durante o festival têm o objetivo de impactar positivamente não só a comunidade local e os recicladores, mas também os rios e florestas da região. Além disso, ela destaca a importância da sensibilização dos visitantes por meio de ações educativas e de comunicação ao longo do evento.

“Nossa cidade, com apenas 24 mil habitantes, recebe cerca de 300 mil visitantes por ano e é reconhecida pela excelência na organização do turismo baseado na natureza e nas paisagens paradisíacas de relevo cárstico delicado. A gestão pública sofre com a sobrecarga que os eventos e a alta temporada trazem ao município, especialmente no que diz respeito ao manejo de resíduos, tratamento de efluentes e preservação das águas e da biodiversidade. Nossa missão como empresa é ajudar nosso destino e o Estado do Mato Grosso do Sul a se tornarem referência em sustentabilidade e gestão ambiental”, afirma Lívia.

O Festival de Inverno de Bonito reforça assim seu compromisso com práticas responsáveis, alinhando cultura e meio ambiente para proporcionar um evento sustentável e de impacto positivo para a região.

Fale com a Redação