20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 2 de julho, 2025
spot_img

Golpe do falso fornecedor cresce com avanço dos pagamentos digitais

Com o aumento dos serviços oferecidos pela internet e a popularização dos pagamentos digitais, golpistas têm encontrado novas formas de enganar consumidores. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para a crescente incidência do golpe do falso fornecedor ou prestador de serviço, que tem causado prejuízos e preocupação.

Os criminosos utilizam anúncios falsos em redes sociais, sites e plataformas online para oferecer serviços variados, como reparos, manutenções domésticas, instalações elétricas e hidráulicas, transporte e mudanças. Para ganhar credibilidade, chegam a forjar depoimentos falsos de supostos clientes satisfeitos.

O golpe funciona de diferentes formas: em alguns casos, os golpistas solicitam antecipadamente um pagamento via Pix para “reservar” o serviço e desaparecem logo depois. Em outras situações, realizam o serviço, mas na hora do pagamento pedem que o cliente pague com cartão.

É nesse momento que aplicam o chamado golpe da “maquininha quebrada”: o criminoso apresenta uma maquininha com o visor danificado ou posicionada de forma que o cliente não veja o valor cobrado, inserindo um valor bem superior ao combinado. A vítima só percebe o prejuízo depois de um tempo.

Além disso, os golpistas ficam atentos quando a vítima digita a senha e podem até trocar o cartão na hora de devolvê-lo, usando os dados para fazer compras indevidas.

Cinco dicas para evitar o golpe do falso fornecedor

  1. Pesquise bem sobre o prestador de serviço, verifique o CNPJ no site da Receita Federal e busque avaliações em plataformas confiáveis.
  2. Prefira indicações de familiares e amigos na hora de contratar serviços.
  3. Evite fazer pagamentos antecipados via Pix.
  4. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a senha e não deixe ninguém ver os números.
  5. Insira você mesmo o cartão na maquininha e, caso tenha entregado para o vendedor, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.

A atenção e a cautela são essenciais para evitar que consumidores caiam nesses golpes que aproveitam a tecnologia para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas.

Fale com a Redação