31.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de agosto, 2025
spot_img

Governador de Minas Gerais anuncia candidatura à Presidência e critica Brics, PT e Moraes

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou neste sábado (16), em São Paulo, sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O anúncio ocorreu em evento com mais de 1.500 participantes, marcado por discurso voltado ao eleitorado conservador e críticas contundentes ao PT, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à participação do Brasil no grupo internacional Brics.

Durante o pronunciamento, Zema afirmou que pretende “varrer o PT do mapa” e pôr fim aos que chamou de “abusos e perseguições” por parte de Alexandre de Moraes. “É com esse Brasil bravo que vamos chegar a Brasília para varrer o PT do mapa, para acabar com os abusos e perseguições de Alexandre de Moraes, para libertar o Brasil”, declarou o governador.

Zema também criticou a política econômica do governo federal, chamando a visão do PT sobre gastos públicos de “idiotice sem tamanho”, e defendeu a reclassificação de facções criminosas como organizações terroristas. Ele conclamou o país a se afastar do Brics. “Sai do Brics, Brasil”, disse, ao criticar a aproximação do governo Lula com regimes autoritários.

O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, reforçou o tom combativo, afirmando que o partido pretende “varrer o petismo do mapa” e que petistas “não merecem continuar em mais nenhum cargo da administração pública”. A plateia respondeu com gritos de “Fora Lula” e “Fora Xandão”.

Perfil de Romeu Zema

Aos 59 anos, Zema é empresário e foi eleito governador de Minas Gerais pela primeira vez em 2018, sendo reeleito em 2022, ainda no primeiro turno, com mais de 6 milhões de votos (56,18%).

Natural de Araxá (MG), presidiu por 26 anos o Grupo Zema, atuante nos setores de varejo, combustíveis, veículos e serviços financeiros. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Zema é considerado um dos principais nomes da direita liberal no país e busca ampliar sua projeção nacional de olho nas eleições de 2026.

Fale com a Redação