21.8 C
Campo Grande
sábado, 15 de novembro, 2025
spot_img

Governador garante que sul-mato-grossenses terão a vacina contra o coronavírus

Nesta terça-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja garantiu, em entrevista ao Programa Tribuna Livre da Fm Capital, que os sul-mato-grossenses terão acesso à vacina contra o coronavírus, e que o Estado inclusive já dispõe de recursos para a compra do medicamento.

Ainda na manhã desta terça-feira, dia 08, governadores de todos os Estados se reúnem em videoconferência o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello e da Casa Civil General Ramos, com o objetivo de definir a estratégia de vacinação em todo o País.

Ainda de acordo com o Governo, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, já manifestou interesse em doses da vacina Coronavac oferecidas pelo Governo de São Paulo, como plano B. “Tem como plano B criar um plano próprio de imunização já para janeiro priorizando as populações mais vulneráveis com aquisição própria da vacina”.

Encontro com ministro

Há dois meses, no primeiro encontro com os governadores, o ministro disse que compraria doses da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantã, órgão ligado ao governo paulista de João Doria (PSDB). Entretanto,  Pazuello foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Durante o encontro, os representantes dos estados devem cobrar que o ministério incorpore ao Sistema Único de Saúde (SUS) o maior número de vacinas possível, além de pedir mobilização para uso emergencial dos imunizantes, que pode ser feito ainda com estudos clínicos em andamento.

A pasta não deu esclarecimentos sobre o motivo de a reunião, desta vez, ser feita no Palácio do Planalto. A Presidência não informou se o Bolsonaro e ministros palacianos participaram da conversa.

Fale com a Redação