Foi anunciado na manhã desta terça-feira (9), ou ratificado, pelo governador Reinaldo Azambuja, conforme o Enfoque MS noticiou ontem, a redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no próximo ano. A ação foi divulgada após ás projeções indicarem aumento de até 20% na alíquota do IPVA em 2022, fato que havia repercurtido negativamente. Ontem, foi divulgdo pelo chefe do Executivo o fato em geral, ficando para hoje o envio de Projeto a Assembleia Legislativa com definições de “números” em que ocorreria a redução como noticiamos, Redução? IPVA 2022 deve ser reduzido, anuncia governo
Hoje, segundo informações do Governo do Estado a mudança compreenderá veículos de passeio, caminhões e motocicletas, com ressalvas para veículos determinados. Os de passeio, sendo a maior parte da frota de carros em circulação em MS, terão redução de 3,5 para 3%, os caminhões de 2 para 1,5 %, já as motocicletas ficará mantida a alíquota de 2%.
Outra mudança será em relação ao período de isenção de arros por tempo de uso, que devem passar de 20 para 15 anos ou mais da fabricação, sendo assim, veículos produzidos entre 2002 e 2006, que eram anteriormente obrigados a arrecadar impostos, ficarão dispensados da contribuição a partir do ano que vem.
A previsão é de que mais de 200 mil veículos deixem de pagar IPVA em 2022. Vale destacar a medida já anunciada pelo governo que prevê a isenção para carros que estejam em nome de donos de bares, restaurantes e comércios similares. Nessa categoria serão 2.730 contribuintes que deixarão de pagar o imposto.
Azambuja ainda pontuou que todas as ações fazem parte de um plano de retomada da economia que visa combater inflação e déficits gerados no último ano.
O projeto deve tramitar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) ainda esta semana em caráter de emergência.




















