25.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 21 de maio, 2025
spot_img

Governo do Estado diz que acompanha operação envolvendo contratos da SED

Em nota distribuída à imprensa na manhã dessa quarta-feira (21), o Governo do Estado de Mato Grossodo Sul disse que acompanha os desdobramentos da Operação Vox Veritatis, desencadeada pela Polícia Federal contra um esquema de corrupção em contratos firmados com a Secretaria do Estado de Educação (SED) nos anos de 2021 e 2022, na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na versão do Governo, até o momento, nem a SED ou servidores ativos foram alvos diretos dos mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos. “As providências legais cabíveis serão tomadas tão logo tenhamos acesso e/ou haja andamento no processo”, destacou. “Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e lisura na gestão pública e reforçamos os instrumentos de controle e combate às ilicitudes”, completa a nota.

Operação Vox Veritatis

Equipes da PF, da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal estiveram em diferentes endereços ao longo das primeiras horas desta manhã para cumprir nove mandados de busca e apreensão em cidades de Mato Grosso do Sul e também do Rio de Janeiro. Entre os alvos estão imóveis residenciais e sedes de empresas e prestadoras de serviços que tinham contrato com a SED.

No esquema, segundo a PF, empresários e servidores da SED manipulavam os contratos e as atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os fornecedores obtinham a garantia de que seriam contratados pela SED e, em contrapartida, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários que faziam a intermediação com a SED. Parte dessa comissão era repartida com os servidores.

Em dois contratos o desvio chegou aos R$ 20 milhões, mas os investigadores acreditam que o valor total pode ser ainda maior. A operação é desdobramento de investigações anteriores, como a Operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro. O nome Vox Veritatis é uma expressão latina para “voz da verdade” e foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas.

Fale com a Redação