18.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 12 de maio, 2025
spot_img

Governo estuda alternativa para ajudar aposentados com dificuldades no Meu INSS

Caixa avalia como atender presencialmente aposentados

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou neste domingo (11) que a Caixa Econômica Federal está avaliando medidas para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares no benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A iniciativa tem como objetivo auxiliar pessoas com dificuldades de acesso à internet ou aos sistemas digitais, já que a consulta para verificar se houve fraude e o pedido de ressarcimento deverão ser realizados pela plataforma Meu INSS.

De acordo com Alckmin, os descontos irregulares foram “totalmente suspensos” e parte do valor será devolvida a partir do pagamento do próximo benefício, previsto para o dia 26 de maio. O INSS estima restituir cerca de R$ 292 milhões, referentes a descontos feitos nos meses de abril e maio.

O cronograma para devolução dos demais valores indevidamente descontados deve ser definido até o fim deste mês. O plano em elaboração inclui a responsabilização de entidades envolvidas nas fraudes. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), 12 associações foram obrigadas a devolver cerca de R$ 2,5 bilhões.

Alckmin destacou que o governo já notificou cerca de 20 milhões de beneficiários que não sofreram nenhum desconto, como forma de reforçar a transparência do processo. Aqueles que não foram comunicados e identificarem descontos não autorizados poderão relatar o problema pelo Meu INSS, o que acionará automaticamente a entidade responsável para devolução imediata dos valores.

Fale com a Redação