20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 5 de agosto, 2025
spot_img

Grupo fazia descarte de entulhos em rua para triagem, mas não retirava sobras

Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (05), em Campo Grande, por poluição ambiental. Segundo as informações, eles mantinham um esquema de descarte ilegal de resíduos sólidos e recicláveis, além de ocuparem uma área pública de forma clandestina.

O flagrante aconteceu mediante denúncias anônimas de vizinhos da Rua Evelina Selingardi Figueiredo, na região do bairro José Teruel Filho, nos fundos do aterro sanitário. Eles abordavam veículos carregados de entulho e convenciam a descarregar na rua.

A finalidade, segundo a investigação, era de encontrarem no lixo materiais recicláveis ou que pudessem ser reaproveitados para revenda, entretanto, a sobra não era retirada pelo grupo, permanecendo no meio da via, atrapalhando o trânsito e gerando transtornos.

Uma operação foi desencadeada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), Guarda Civil Municipal e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais (DECAT).

Na abordagem, foram presos o proprietário da residência e dois indivíduos que moravam com ele e o auxiliavam no manejo dos resíduos. No imóvel da frente, um indivíduo ocupava irregularmente área pública e mantinha depósito de material degradante no local.

Todos foram conduzidos até a DECAT e presos em flagrante por poluição ambiental, previsto no artigo 54 da Lei 9.605/1998, cuja pena é de 1 a 5 anos de prisão, em razão de descarte de resíduos sólidos de modo irregular em via pública.

Segundo servidor municipal que laborava na coordenação da limpeza, ainda no período da manhã já tinham sido retirados aproximadamente 266 metros cúbicos de resíduos poluentes do local, o equivalente a 19 caminhões.

Fale com a Redação