30.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Há 10 dias do fim, vacinação contra poliomielite não atingiu nem 20% da meta na Capital

Apenas 18% da população entre 1 a 4 anos procurou pelos postos de saúde para se vacinar contra a poliomielite em Campo Grande, segundo o balanço divulgado nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). A campanha oficial encerra no dia 30 de setembro e a meta do município é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, o que corresponde a 57,4 mil crianças desta faixa-etária.

A ação foi iniciada em agosto e já foi prorrogada uma vez pelo Ministério da Saúde em virtude da baixa procura. A vacina contra poliomielite protege as crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil e há mais de 30 anos não há novos casos registrados no Brasil.

Contudo, segundo a Sesau, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho.

“O perigo é que tenhamos o mesmo cenário que se apresentou em relação ao sarampo. Em 2019, Campo Grande registrou novamente um caso da doença, em uma criança que ainda não tinha recebido a vacina e havia viajado para São Paulo”, explicou o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

De acordo com ele, também está acontecendo a campanha de multivacinação para atualização de caderneta, que tem como público crianças e adolescentes de até 14 anos. Em números reais, até hoje 68 mil crianças e adolescentes estiveram em alguma unidade de saúde para verificar a necessidade da atualização da caderneta e, deste total, pouco mais de 19,7 mil recebeu pelo menos uma dose que estava em atraso.

Fale com a Redação