Com o movimento enfraquecido, o Hemosul de Dourados solicitou apoio aos doadores para reforçar os estoques, com destaque para os tipos O-, O+ e AB+.
As informações foram publicadas pelo site local Dourados News, nesta segunda-feira (19), partir de uma entrevista com a assistente social Clenir Pieiro Vargas.
Segundo ela, há uma preocupação, pois os estoques estão baixos tanto pela alta demanda quanto pela redução no número de doadores.
Para doar é necessário apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg, estar bem alimentado e não estar em jejum.
Além disso, após tomar a vacina contra a gripe, é preciso ter um intervalo de 48 horas a até quatro semanas para que a pessoa esteja apta a doar sangue.
Pessoas gripadas, com alergias ou doenças como hepatite, HIV, câncer, tuberculose e doença de Chagas estão temporariamente ou permanentemente impedidas de doar.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação. Mulheres podem doar até três vezes, com intervalo de no mínimo três meses.
O Hemosul de Dourados atende de segundas, quartas e sextas das 7h às 12h30, e nas terças e quintas, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.
No sábado (31), a unidade estará aberta das 7h às 12h para facilitar o acesso de quem não pode comparecer durante a semana.
O Hemosul de Dourados está localizada na Rua Oliveira Marques, 2.535. Bairro Jardim Tropical. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 98163-0863.