27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
spot_img

Homem é preso e indígena detido em MS durante Operação Proteção Integral III

Em Mato Grosso do Sul, um homem de 35 anos foi preso em flagrante na cidade de Paraíso das Águas nessa quarta-feira (08) por armazenar material de abuso sexual infantil. Ele foi um dos alvos da Operação Proteção Integral III, deflagrada em 16 estados do país pela Polícia Federal, juntamente com as Polícias Civis locais.

Conforme a atualização, foram três mandados de busca e apreensão cumpridos no estado. Em Paraíso das Águas, conforme dito, o autor acabou detido quando os policiais encontraram os arquivos nos equipamentos eletrônicos de sua casa.

Outra ordem foi cumprida na Aldeia Jaguapirú, em Dourados, contra um indígena. Ele teve celulares apreendidos para passarem pela perícia que irão apontar para a prática do crime. O terceiro mandado foi em Campo Grande, mas não houve o detalhamento.

A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) disse que o objetivo é identificar e prender criminosos envolvidos no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, além de apreender dispositivos e materiais.

Ao todo, foram seis meses de investigação conduzida pela equipe da DEPCA, que identificou um grande volume de conteúdo ilícito circulando na internet, permitindo a localização dos suspeitos e a adoção de medidas cabíveis.

A delegada Anne Karine Sanches Trevizan Duarte, responsável pelas investigações no estado, destacou a importância da integração entre as forças policiais no combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.

“Esse tipo de delito causa danos profundos e permanentes às vítimas. Cada mandado cumprido representa uma nova chance de interromper ciclos de violência e proteger crianças e adolescentes em todo o país”, disse.

Em todo o país, foram 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados para cumprir 182 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão preventiva, 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 2 vítimas resgatadas.

Fale com a Redação