30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

IEL abre inscrições de voluntários para atuar nas arrecadações do MS Pela Vida

O IEL está com inscrições abertas para voluntários que querem atuar nas arrecadações da campanha “MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul”, a fim de ajudar os desabrigados pelas enchentes. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://sistema.fiems.com.br/voluntarios-ms-pela-vida.

De acordo com a gerente de gestão e negócios Jackeline Magalhães, o foco principal são os acadêmicos, de qualquer curso, pois haverá a emissão de certificado de participação, porém, todos são bem-vindos, sem limite de idade. 

“O voluntário tem um papel fundamental, porque vai poder nos apoiar em todo esse processo de separação e de distribuição de tudo que for arrecadado. É uma peça fundamental num momento em que precisamos unir forças para ajudar o Rio Grande do Sul”, destacou. 

Após o treinamento, o trabalho começa imediatamente. “A atividade deles vai envolver desde o acolhimento da doação que chega, a parte de triagem e embalagem para começarmos a fazer os envios”, explicou. 

Alguns voluntários já estão atuando na arrecadação de mantimentos no Centro de Convenções Albano Franco, como é o caso da aposentada, Graciela Abreu. Gaúcha, ela mora em Campo Grande e, na semana passada, buscou a mãe, de 82 anos, que enfrenta um problema de saúde, no Rio Grande do Sul. 

Apesar da região em que mora não ser atingidas pelas enchentes, a identificação, a comoção e vontade de ajudar tomou conta das duas. “Eu imediatamente senti no meu coração de vir, quando ouvi o chamado na TV. Temos que agir. Não adianta só se lamentar e achar triste. Temos que fazer alguma coisa. Quem não tem condições de ajudar com dinheiro, tem a força física, a disposição de vir aqui em qualquer tempo disponível”, afirmou. 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou, até esta quinta-feira (9), total de 107 óbitos em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26. Pelo menos 136 pessoas estão desaparecidas no desastre climático que já afetou 1,47 milhão de pessoas, nos 425 municípios atingidos. 

Os dados contabilizam ainda 164.583 pessoas desalojadas, que tiveram que, em algum momento, buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Outras 67.542 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, e precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais.

Campanha

A campanha “MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul” é realizada pela Fiems, em parceria com o Governo do Estado e a Energisa, com a intenção de socorrer a população gaúcha, com a arrecadação de itens em prol das vítimas das enchentes naquele Estado. A ação conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Sistema Famasul, Cassems, Viação Cruzeiro do Sul e Vitlog Transportes.

A Fiems conta com dois locais para recebimento de doações em Campo Grande: Edifício Garagem e Centro de Convenções Albano Franco. Parceiros da campanha também recebem donativos em pontos da capital e do interior do Estado. Confira mais informações no link: https://sistema.fiems.com.br/ms-pela-vida/.

Fale com a Redação