15.8 C
Campo Grande
domingo, 13 de julho, 2025
spot_img

Igreja Batista lança campanha”Heróis Da Vida” durante setembro verde

Campanha busca promover a conscientização sobre a doação de órgãos

A campanha que leva o nome “Heróis da Vida” nasceu no coração de Diego Aydos que sentiu na pele a dor da espera por um transplante. Em 2014, nasceu Timóteo, filho do pastor, advogado e acadêmico de psicologia Diego e de Ana Paula Aydos. Logo nos primeiros dias de vida, o bebê apresentou uma doença autoimune grave e rara. Ele precisava de um transplante de medula óssea para sobreviver. Na época, foi criada a Campanha “Amigos do Timóteo” que movimentou todo o Mato Grosso do Sul a procura por um doador compatível, mas o pequeno Timóteo morreu antes de receber o transplante.

Seis anos depois de perder Timóteo, Diego uniu forças e reuniu os membros da igreja Batista em Coronel Antonino, onde é pastor, para a campanha “Heróis da Vida” que incentiva a doação de órgãos. Com a pandemia, as ações são limitadas, mas o foco principal é a divulgação de conteúdo pela internet: “as ações realizadas são, principalmente, nas mídias sociais com testemunhos de pessoas que já foram transplantadas e de pessoas que precisam de um transplante. Além disso estamos planejando ações para o ano que vem, já que estamos em pandemia. Planejamos para 2021 palestras, ações em semáforos, camisetas da campanha, distribuição de laços verdes, criação de curta-metragem, entre outras coisas”, ressaltou Diego.

Além de buscar a conscientização da doação de órgãos, Diego também luta para que Mato Grosso do Sul tenha um centro de transplante de medula óssea, “eu luto para que as pessoas não tenham que mudar de cidade, ir para outro lugar quando passarem por um problema desse”, disse o pastor. Após a morte do filho, ele reuniu parentes e amigos para coletar assinaturas de um abaixo-assinado para a implementação desse centro. O pedido foi entregue para o governo do Estado.

A campanha já envolve 20 pessoas e, com as constantes divulgações, esse número deve aumentar. Um dos jovens participa da campanha “Heróis da Vida” é Eberlin Candido, de 26 anos. Ele está na longa fila a espera de um transplante de rim: “Há um ano e meio fui acometido por um insificiencia renal que acarretou a um tratamento de hemodiálise. Nós [pessoas que necessitam de um transplante] somos mais de 40 mil pessoas esperando o seu ato de amor”, disse Eberlin.

SETEMBRO VERDE – O mês de setembro é marcado pela cor verde. A campanha busca promover a conscientização da doação de órgãos e tecidos. O ato da doação é voluntário e pode ser feito tanto por pessoas vivas, quanto pós morte. Quem deseja ser um doador de órgãos deve avisar a família.

Mais informações sobre a campanha “Heróis da Vida” podem ser obtidas pelo telefone (67) 99202-6737.

Fale com a Redação