As Universidades públicas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso: UEMS, UFMS, UFMT e UNEMAT; estão organizando conjuntamente o “Workshop Live: Resultados dos Estudos sobre Impactos das Hidrelétricas previstas para a Bacia do Alto Paraguai”. O evento será totalmente on-line entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020, com o apoio da Embrapa Pantanal, UEM, UFRGS e UnB.
O evento terá transmissão de lives no YouTube entre às 14h e 17h00 (horário MS/MT). O contéudo estará disponível nos canais do Laboratório de Ictiologia – UFMS e Peld Pantanal Darp.
É livre a participação dos interessados no tema, assim como acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais que atuam ou tenha afinidade com a área ambiental. Para se inscrever, clique aqui.
O objetivo do evento é apresentar os resultados do Projeto Estudos de Avaliação dos Efeitos da Implantação de Empreendimentos Hidrelétricos na Região Hidrográfica do Paraguai e para Suporte a Elaboração do Plano de Recursos Hídricos. Esse estudo foi financiado pela Agência Nacional de Águas – ANA, executado pela Fundação Eliseu Alves – FEA e várias instituições parceiras. Além de inédito, o estudo é único no país pela amplitude dos temas, da área de estudo, de instituições envolvidas e por conectar a ciência e sociedade do bioma Pantanal.
Diversos cientistas renomados apresentarão temas relacionados a Hidrologia, Qualidade de Água, Hidrossedimentologia, Ictiofauna e pesca, Conectividade fluvial, Mecanismos de transposição e Socioeconomia, concluindo com a Análise integrada e Zoneamento. Os estudos apontam quais são as sub-bacias estratégicas para a reprodução dos peixes migradores e, portanto, para a manutenção dos estoques pesqueiros, que sustentam a pesca em suas diferentes modalidades, profissional artesanal, amadora e de subsistência, e que por essa razão devem ser mantidas livres de barramentos.
Para se inscrever, clique aqui.
Detalhes dos relatórios técnicos que mostram a importância para o uso sustentável e conservação dos recursos pesqueiros e recursos naturais da Região Hidrográfica do Paraguai estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas. Clique aqui.

Anexos: