30.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de agosto, 2025
spot_img

Incêndio de grandes proporções em área do bairro Seminário mobiliza bombeiros

Um incêndio na manhã deste sábado (23) atingiu ma área de mato às margens da Rua do Seminário e da Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, no bairro Seminário, em Campo Grande.

Imagens áreas da ocorrência foram divulgados nas redes sociais. Uma enorme cortina de fumaça pôde ser vista de muito longe, como na região do bairro Coronel Antonino, demonstrando a situação que o fogo chegou.

Moradores da região apontaram que o terreno estava com muito mato seco por conta da estiagem, além de sujeira e entulho jogado por terceiros. Essa também não foi a primeira vez que um incêndio atingiu a área.

Para os vizinhos, o incêndio foi provocado por alguém que passou na via. Além da aeronave, os bombeiros também fizeram o trabalho de campo, com bomba costal, água, sopradores e abafadores.

Bombeiros usam aeronaves para combater incêndios

Desde a sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros está utilizando aeronaves modelo Air Tractor para combater os incêndios em áreas urbanas de Campo Grande. Os aviões lançam água sobre focos de grandes proporções em diferentes regiões da cidade.

A medida é pioneira em Mato Grosso do Sul e, até então, só havia sido adotada no Brasil pelo Distrito Federal. O objetivo é tornar o combate mais ágil e eficiente, reduzindo os impactos do fogo, principalmente, em áreas de preservação.

No primeiro dia, foram três áreas nos bairros Itamaracá, Universitário, Moreninhas e Paulo Coelho Machado, sendo lançados 20 mil litros de água em sete abastecimentos de três mil litros cada. Segundo os bombeiros, a operação foi considerada extremamente positiva.

Incêndio de grandes proporções em área do bairro Seminário mobiliza bombeiros
Foto: CBMMS

Ainda segundo a corporação, o lançamento de água, chamado alijamento, é seguro e não oferece riscos à população. Para isso, são adotados procedimentos específicos e, antes de cada lançamento, as aeronaves realizam voos de reconhecimento.

O Major Frotté recomenda que moradores mantenham distância das áreas atingidas e que crianças recolham pipas durante as operações. “Não vamos utilizar os aviões em todas as áreas. Em cada ocorrência, isso será avaliado com as equipes”, explicou. 

Fale com a Redação