Com o compromisso institucional de ir além das atribuições técnicas, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) promoveu, nesta segunda-feira (19), a entrega de cinco cadeiras de rodas ao Rotary Clube de Campo Grande, fruto do projeto “Tampa Mania”, que arrecada tampas plásticas para destinação a reciclagem. As tampinhas geram receita para aquisição dos bens, que são depois entregues a quem precisa, por meio de instituições assistenciais.
O projeto é uma parceria com o Rotary e a concessionária WAY Brasil, e recebeu a adesão da AGEMS em 2025, mobilizando servidores e seus familiares, empresas e instituições parceiras. Desde então, colaboradores vêm se engajando de forma ativa, demonstrando que atitudes cotidianas podem gerar resultados significativos para a sociedade.
O presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, enfatizou o valor social do projeto, uma ação que incentiva a reciclagem de tampinhas descartáveis, promove a educação ambiental e fortalece iniciativas de impacto social.
Só quem precisa sabe exatamente o quanto é valiosa uma cadeira de rodas. E esse resultado aqui só foi possível porque cada colaborador abraçou a ideia, arrecadou e pediu para outras pessoas”, afirmou. “E a mobilização continua, porque a campanha não termina, ela é permanente, com dois grandes impactos: faz o bem a pessoas que precisam e evita a poluição ambiental, além do entupimento das redes de esgoto e de drenagem, com o descarte correto”.
Parcerias ampliam alcance social
Participaram da entrega os diretores da AGEMS Matias Gonsales, Rejane Monteiro e Iara Marchioretto, servidores, representantes do grupo social Tamo Junto e outros parceiros. Gelásio Lani, do Rotary Clube, destacou que há um rigoroso cuidado na destinação do benefício, com cadastro e verificação criteriosos para garantir que as cadeiras de rodas atendam quem mais precisa. Também representando a instituição, Lucimar Lacerda reforçou a satisfação em contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “A nossa alegria é tão grande quanto a daqueles que recebem. Ficamos muito felizes com o engajamento de toda a equipe da AGEMS”, agradeceu.
Representando a concessionária Way Brasil, o gerente operacional e de arrecadação da Way 306, João Torres, apontou os resultados como um exemplo prático do cumprimento do papel social da empresa. “Como concessionária, a Way tem a prerrogativa de atender a sociedade. A parceria em uma campanha como essa concretiza esse compromisso”, disse.
Para a diretora de Transportes e Rodovias, Caroline Tomanquevez, a campanha provocou uma mudança de comportamento. “Hoje toda a sociedade civil está voltada à questão do cuidado com o meio ambiente, da reciclagem e do lixo. Essa campanha nos fez adotar novos hábitos. Agora, em qualquer lugar, a gente tem a preocupação de coletar tampinhas”, afirmou.
Mais do que uma entrega, a ação simboliza o compromisso com a educação, a empatia, a responsabilidade social e a cidadania.
Na Agência que em 2025 lançou sua primeira Agenda de Sustentabilidade, essa nova ação leva o tema para além do conceito e transforma em atitude, cuidado com o meio ambiente e com as pessoas, como ressaltou a diretora de Inovação, Rejane Monteiro. “É mais uma importante demonstração de que inovar, regular e fiscalizar caminham junto com o cuidado coletivo e a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável”.
























