Inmet emite alerta de chuvas intensas para 60 cidades do Estado

1024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (24), alerta para chuvas intensas para 60 cidades de Mato Grosso do Sul (relação ao final da reportagem), principalmente, nos municípios que fazem fronteira com o Paraguai.  O aviso tem validade até às 10 de domingo (25).

O Instituto prevê entre 30 e 60 milímetros de chuva por dia com ventos entre 40 e 60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Campo Grande está dentro da região em alerta. Além de chuvas intensas, o Inmet também informa que pode ter tempestade em Corumbá.

Os índices de umidade relativa do ar para este dia possuem variação estimada entre 20% a 70%, e ventos de intensidade fraca a moderada são esperados para todas as regiões  com possibilidade de rajadas no setor oeste. 

Neste sábado as temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão registrar mínima de 13°C  e a máxima pode chegar aos 35°C. Para a capital a variação está estimada entre 21°C a 32°C.

Também está previsto uma mudança no clima, com a passagem de uma frente fria deixará um clima de inverno na região sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul no fim de semana. Uma massa de ar frio mais intensa passa a atuar com ventos de sul que devem transportar um ar mais frio para o Centro-Oeste. Sendo assim, a última semana de abril será de frio pela manhã e sensação agradável ao longo do dia. 

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, esse evento de frio deve proporcionar as menores temperaturas do ano até agora para a região Centro-Sul, especialmente nos estados do Sul, onde temperaturas negativas e geada podem ser registradas nas regiões da serra gaúcha e catarinense. 

A possibilidade de geada em Mato Grosso do Sul é baixa segundo o Cemtec. “Na próxima semana, a região sul do Estado poderá sentir maior sensação de frio, que conforme o CPTEC/INPE, a região poderá chegar a 8°C com máxima de 25°C”.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, o instituto pede que as pessoas não fiquem abrigadas em baixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionarem seus veículos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de publicidade.

Também é orientado que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.

Amambai
Anastácio
Angélica
Antônio João
Aquidauana
Aral Moreira
Bandeirantes
Batayporã
Bela Vista
Bodoquena
Bonito
Caarapó
Campo Grande
Caracol
Corguinho
Coronel Sapucaia
Corumbá
Coxim
Deodápolis
Dois Irmãos Do Buriti
Douradina
Dourados
Eldorado
Fátima Do Sul
Glória De Dourados
Guia Lopes Da Laguna
Iguatemi
Itaporã
Itaquiraí
Ivinhema
Japorã
Jaraguari
Jardim
Jateí
Juti
Ladário
Laguna Carapã
Maracaju
Miranda
Mundo Novo
Naviraí
Nioaque
Nova Alvorada Do Sul
Nova Andradina
Novo Horizonte Do Sul
Paranhos
Ponta Porã
Porto Murtinho
Ribas Do Rio Pardo
Rio Brilhante
Rio Negro
Rio Verde De Mato Grosso
Rochedo
Sete Quedas
Sidrolândia
São Gabriel Do Oeste
Tacuru
Taquarussu
Terenos
Vicentina