Capital e interior registram altas temperaturas e possibilidade de raios; população deve redobrar cuidados com o tempo
O feriado de Natal em Mato Grosso do Sul chega com um contraste entre calor extremo e alerta para tempestades. Enquanto a população aproveita as comemorações, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu avisos de chuvas fortes para todo o Estado, com destaque para cidades da região leste sob efeito de onda de calor.
Segundo o instituto, o alerta de tempestade está classificado como Perigo Potencial e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo até as 10h de sexta-feira (26). Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em Campo Grande, o Natal começou com sol entre nuvens e sensação de abafamento. As temperaturas na manhã desta quinta-feira (25) variam entre 23°C e 25°C, podendo alcançar 33°C durante o dia. O calor intenso, aliado à alta umidade, aumenta a chance de pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite, com possibilidade de raios e rajadas de vento.
Cidades do leste do Estado, como Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, estão sob onda de calor desde 23 de dezembro. O fenômeno mantém temperaturas cerca de 5°C acima da média e o alerta segue até 18h de amanhã.
O Inmet explica que o calor é resultado de um bloqueio atmosférico que impede a formação de sistemas de chuva organizados, favorecendo a permanência das altas temperaturas, especialmente na região Centro-Sul. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e ficar atento às mudanças rápidas no tempo, comuns neste período do ano.




















