O fim de semana promete tempo instável em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de tempestade — um laranja e outro amarelo — que atingem a maior parte do Estado, incluindo a capital, Campo Grande.
O alerta laranja, de grau de perigo, indica risco de chuva entre 30 mm e 60 mm por hora, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo, com validade até às 18 horas de domingo (2). Ao todo, 61 dos 79 municípios estão sob aviso, sendo as cidades de A lista tem Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho. Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí.
A lista segue com Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, prevê pancadas de chuva de 20 mm a 30 mm por hora, ventos de até 60 km/h e também possibilidade de granizo.
Segundo o Inmet, as tempestades podem ocorrer entre a tarde e a noite, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento fortes. O aviso segue válido até 23h59 de domingo (2).
⚠️ Recomendações
A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).











