Inmet mantém 63 cidades de MS sob alerta para chuvas intensas

1110

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas e tempestade para maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (16), com validade até amanhã, quarta-feira de Cinzas (17).

No primeiro aviso, prevê entre 20 e 30 milímetros de chuva por dia com ventos entre 40 e 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, porém pode ter a presença de granizo. 

Campo Grande está entre as cidades, onde a temperatura esta na casa dos 24ºC, umidade relativa do ar em 81% e tempo nublado, podendo chover a qualquer momento.

As demais são: Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Camapuã, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Taquarussu e Três Lagoas.

Já o outro alerta, traz a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja as cidades sob perigo de chuvas com maior volume: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Cassilândia, Chapadão Do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jardim, Miranda, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, São Gabriel do Oeste e Terenos.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, o instituto pede que as pessoas não fiquem abrigadas em baixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionarem seus veículos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de publicidade.

Também é orientado que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.