O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou alerta de tempestade nesta terça-feira (25) para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O comunicado tem validade até às 10 horas de amanhã (26).
O Instituto prevê chuva entre 30 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Mudanças no tempo
Com a quebra do bloqueio atmosférico que vem atuando nos últimos dias no Estado, o tempo deve mudar entre quarta-feira (26) e quinta-feira (27). São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte os acumulados tendem a ser mais significativos, podendo atingir valores acima de 40 mm em 24 horas.
Essas condições, segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, ocorrem devido ao avanço do cavado frontal, aliado a passagem de perturbações atmosféricas, aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade.
“Além disso, a aproximação e o avanço de uma frente fria favorecerá a formação de instabilidades no estado e um alívio nos dias quentes e secos”.
















