24.8 C
Campo Grande
domingo, 13 de julho, 2025
spot_img

Inscrição para o CNU pode ser paga com Pix, cartão ou carteira digital via PagTesouro

Os candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) contam com uma novidade que facilita a etapa de pagamento da taxa de inscrição: o uso da plataforma PagTesouro, criada pelo Tesouro Nacional para substituir a tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU). A ferramenta permite o pagamento totalmente eletrônico, de forma mais rápida e prática.

Com o PagTesouro, os candidatos podem efetuar o pagamento via Pix, cartão de crédito ou saldo em carteira digital, com o valor sendo creditado em minutos diretamente na conta da União. Em alternativa, a plataforma ainda oferece a opção de gerar boleto (GRU), mas nesse formato o processamento pode levar de dois a três dias úteis.

Agilidade e mais opções

A praticidade da plataforma já é conhecida por estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e agora está disponível também para o CNU, ampliando o uso do sistema, que já é aceito por cerca de 40 órgãos da administração pública federal.

No caso do cartão de crédito, o pagamento pode ser parcelado, desde que o provedor de serviços de pagamento (PSP) ofereça essa opção. Apesar do parcelamento, o valor integral é repassado à Conta Única do Tesouro Nacional no dia útil seguinte à confirmação do pagamento. Já as transações com saldo em carteira digital não podem ser parceladas.

Como utilizar o PagTesouro

Para utilizar o PagTesouro, o serviço deve estar disponível no site oficial do órgão responsável. Ao solicitar o serviço — como a inscrição no concurso —, o cidadão será direcionado a uma página onde poderá selecionar o logotipo da plataforma. Em seguida, basta escolher o meio de pagamento:

  • Pix: basta escanear o QR Code gerado na tela ou copiar o código Pix e colar no aplicativo do banco.
  • Cartão de crédito: selecionar o PSP desejado, verificar se há cobrança de tarifa e, se quiser, escolher a opção de parcelamento.
  • Carteira digital: efetuar o pagamento com o saldo disponível. Não é permitido parcelar nessa modalidade.

A comprovação do pagamento é apresentada automaticamente após a finalização da transação.

Arrecadação moderna e segura

O PagTesouro começou a funcionar em novembro de 2020, após um ano de testes. O primeiro órgão a adotá-lo foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde então, a plataforma tem se consolidado como uma alternativa moderna e segura para o pagamento de taxas, contribuições, multas e outros serviços públicos.

O sistema permite que tanto o cidadão quanto o órgão público visualizem o pagamento de forma quase imediata, oferecendo mais transparência, eficiência e controle à arrecadação pública.

Concurso Nacional Unificado

O CNU é uma iniciativa do governo federal que unifica concursos públicos para diferentes órgãos da administração federal, com provas em todo o país e maior eficiência nos processos seletivos. A nova edição prevê milhares de vagas para diversas carreiras do serviço público. As inscrições seguem abertas, e os interessados devem ficar atentos aos prazos e exigências no site oficial do certame.

Fale com a Redação