Inscrições do Voucher Desenvolvedor terminam neste domingo em MS

29
Curso técnico gratuito em tecnologia será oferecido em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá (Foto: Álvaro Rezende)

Programa oferece 124 vagas gratuitas para curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas a alunos da rede pública

O prazo está acabando para quem quer entrar no mercado de tecnologia sem pagar mensalidade. As inscrições para a segunda edição do Voucher Desenvolvedor terminam neste domingo (8) e oferecem 124 vagas gratuitas para estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul interessados na formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas.

As oportunidades estão distribuídas em cinco municípios: Campo Grande (30 vagas), Dourados (30), Ponta Porã (30), Três Lagoas (20) e Corumbá (14). Podem participar alunos que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O Voucher Desenvolvedor é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Senac-MS.

O curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas tem carga horária total de 1.200 horas e foi estruturado para atender à crescente demanda do mercado por profissionais de tecnologia. Além da formação gratuita, os alunos podem concorrer a vagas de estágio a partir do sexto mês, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Na primeira edição do programa, 238 estudantes concluíram a formação. A iniciativa integra o MS Qualifica, plano estadual voltado à qualificação profissional e à geração de emprego e renda em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo do Voucher Desenvolvedor é capacitar estudantes da rede pública para áreas em expansão que ainda enfrentam dificuldades para preencher vagas por falta de mão de obra qualificada.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos essa demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, preparando-os para atuar em uma área em plena expansão”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Com o encerramento das inscrições neste domingo, a orientação é que os estudantes interessados realizem o cadastro o quanto antes para garantir participação no processo seletivo.