Profissionais da área da saúde interessados em atuar na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) têm até esta segunda-feira (16), para se inscrever no processo seletivo de preceptores do Programa Mais Saúde com Agente, em Mato Grosso do Sul.
A seleção é regida pelo Edital 07/2025, vinculado ao Convênio nº 15/2021 (UFRGS/FAURGS). Ainda há vagas disponíveis em diversos municípios do estado. Os preceptores selecionados terão a missão de acompanhar e orientar os agentes durante a formação técnica, promovendo a chamada pedagogia do território, que valoriza os saberes locais e o contexto social de cada comunidade.
“Estamos trabalhando com foco em uma formação que respeita os saberes locais e prepara os agentes para atuar com qualidade e sensibilidade nos territórios onde vivem e trabalham”, destaca Elisangela Hermes, supervisora de tutoria e responsável técnica pelos ACS na Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O programa busca desenvolver competências nos agentes para que eles compreendam o impacto de suas ações na saúde coletiva, atuando de maneira integrada com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde pública.
Instituído pela Portaria GM/MS nº 2.304, de dezembro de 2023, o Mais Saúde com Agente tem vigência até 2026 e é uma parceria tripartite entre União, Estados e Municípios. Entre os principais objetivos estão:
- Qualificar os agentes de acordo com as necessidades do SUS;
- Fortalecer a Atenção Primária à Saúde;
- Melhorar as ações de vigilância e combate às endemias;
- Promover a saúde nas comunidades.
O curso técnico oferecido aos agentes combina carga horária presencial e a distância, sendo destinado a profissionais em exercício, com ensino médio completo ou em andamento e vínculo com o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
Na primeira etapa do programa, cerca de 180 mil agentes já concluíram a formação. Em 2025, outros 140 mil estão em fase de capacitação, com a meta de superar 300 mil profissionais formados até 2026.
O acompanhamento do programa é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).
Para acessar o edital completo e se inscrever, os interessados devem acessar aqui.