25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

INSS confirma 13º salário para quem começou a receber benefício após junho

Parcela única será paga com o benefício de novembro; demais segurados já receberam antecipadamente no primeiro semestre

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começaram a receber seus benefícios após junho deste ano terão direito ao 13º salário em parcela única, que será paga junto com o benefício de novembro.

Segundo o INSS, os depósitos ocorrerão entre 24 de novembro e 5 de dezembro, seguindo o calendário regular de pagamentos. Os segurados que já recebiam benefícios antes desse período receberam o abono antecipadamente, entre abril e junho, como vem sendo feito desde 2020.

“O pagamento será feito em parcela única na folha de novembro. Os valores e a quantidade de benefícios a serem pagos serão conhecidos com o fechamento da folha do mês, após o dia 20”, informou o instituto em nota.

Quem recebe primeiro

Os pagamentos seguem o número final do benefício (sem considerar o dígito verificador). Os segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 1.518) e têm benefício com final 1 a 5 recebem entre 24 e 28 de novembro. Já os de final 6 a 0 receberão entre 1º e 5 de dezembro.

Para quem recebe acima do piso nacional, os créditos serão feitos nas mesmas datas, de acordo com o final do benefício:

  • Finais 1 e 6: 1º/dez
  • Finais 2 e 7: 2/dez
  • Finais 3 e 8: 3/dez
  • Finais 4 e 9: 4/dez
  • Finais 5 e 0: 5/dez

O calendário completo está disponível no site e aplicativo Meu INSS, onde também é possível consultar o valor e a data exata do pagamento.

Quem tem direito ao 13º do INSS

O abono anual é pago a quem recebe auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Nos casos em que o benefício se encerra antes de 31 de dezembro, o valor é calculado de forma proporcional. Para quem recebe salário-maternidade, o 13º também é proporcional, mas pago junto com a última parcela do benefício.

Pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário, já que esses benefícios têm natureza assistencial.

Como consultar

O valor e a data do 13º podem ser consultados:

Pelo site (gov.br/meuinss):

  1. Clique em “Entrar com gov.br” e informe o CPF e senha;
  2. Na página inicial, selecione “Extrato de Pagamento”;
  3. No extrato, o valor mensal aparece sob o código 101, e o 13º sob o código 104;
  4. É possível baixar o PDF do extrato no fim da página.

Pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Faça login com sua conta gov.br;
  2. Selecione “Extrato de Pagamento”;
  3. Consulte os valores com os mesmos códigos (101 e 104) e gere o PDF, se desejar.

O INSS lembra que os valores do 13º têm desconto de Imposto de Renda para quem é contribuinte.

✅ Fique por dentro: o calendário atualizado pode ser consultado no aplicativo ou site do Meu INSS, ou pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Fale com a Redação