Instabilidades avançam e provocam chuva intensa em Mato Grosso do Sul

61
(Foto: EnfoqueMS)

Campo Grande terá pancadas à tarde e temporal à noite; risco de volumes elevados no oeste e sul do estado

O sábado (10) começa com cara de verão em Mato Grosso do Sul, mas a trégua do tempo firme tem hora para acabar. Enquanto o sol aparece em várias cidades nas primeiras horas do dia, áreas de instabilidade avançam rapidamente e devem provocar chuvas intensas, sobretudo no oeste e no sul do estado, segundo a previsão meteorológica.

De acordo com a Climatempo, as pancadas ganham força ao longo do dia e se espalham por grande parte do território sul-mato-grossense, com risco de temporais e volumes elevados principalmente na metade sul. À noite, a chuva perde intensidade, mas ainda pode ocorrer de forma isolada. O calor segue predominando, e as rajadas de vento devem variar entre 40 km/h e 50 km/h.

Em Campo Grande, a previsão indica um dia de sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e risco de temporal durante a noite. Na Capital, os termômetros devem marcar mínima de 23°C e máxima de 30°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados devem registrar temperaturas entre 22°C e 30°C. Já as regiões pantaneira e sudoeste têm previsão de mínimas de até 23°C e máximas que podem chegar a 32°C.

No bolsão, norte e leste do estado, o calor será mais intenso. Nessas áreas, as mínimas ficam em torno de 21°C, com máximas que podem alcançar 35°C.

Risco de temporais

Apesar de o ciclone extratropical previsto para o Uruguai e o Rio Grande do Sul não avançar diretamente sobre Mato Grosso do Sul, o sistema contribui para o transporte de umidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas neste fim de semana. Com isso, as chuvas podem começar ainda pela manhã na metade oeste e avançar para as demais regiões ao longo do sábado.

No domingo (11), a combinação de umidade e uma nova área de baixa pressão mantém o tempo instável em todo o estado. A chuva deve começar pelas regiões oeste e sudoeste logo no início do dia e se espalhar pelas demais cidades, mantendo o risco de pancadas fortes e temporais isolados em diferentes pontos de Mato Grosso do Sul.