O primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio está de volta para a casa. O surfista Italo Ferreira desembarcou na tarde desta quinta-feira no Aeroporto de Guarulhos, dois dias depois de se sagrar campeão olímpico no Japão. O avião do brasileiro chegou por volta das 16h (de Brasília). Ítalo foi recepcionado pelo fisioterapeuta Igor Siqueira e pelo irmãos shapers Adriano Paulo de Oliveira, conhecido como Teco, Sylvio de Oliveira Junior, o Tico, responsáveis por produzirem as pranchas do medalhista de ouro.
Italo Ferreira se sobressaiu em Tóquio e conquistou o ouro ao bater o japonês Kanoa Igarashi. Na decisão, o brasileiro superou o rival por 15.14 contra 6.60. O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu Gabriel Medina na disputa.
“É uma grande conquista. Realizei o meu sonho. Fui nessa missão para ganhar o campeonato. Era uma grande oportunidade para a minha carreira, tanto profissional quanto pessoal, para lembrar de onde vim, de como fui criado e no que eu me tornei. É gratificante demais”, afirmou Italo na chegada ao Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/s/n/KPoydeQASwgqnDBxsDCw/italo.jpeg)
A recepção discreta seguiu um pedido do próprio Italo, contrário a aglomerações em virtude da pandemia de Covid-19. O brasileiro chegou recepcionado por Teco e Tico, que, em conversa com o ge, admitiu ter convivido com momentos de tensão na decisão do ouro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/8/E/Rvq2LMT6uHRp5szVPxAA/shapers-italo.jpeg)
Logo no início da bateria da final, a prancha de Italo quebrou. O surfista fez a substituição rápida, voltou ao ritmo de competição e se consagrou o primeiro campeão olímpico da história do surfe.
“A gente ficou contente que ele estava se dando bem, ficamos apreensivos com a quebra, mas isso é normal. Ele já fica preparado com pelo menos duas pranchas reservas, para já ter a opção da troca na hora. Ele trocou e acabou sendo a prancha ideai para ele ganhar”, comentou Tico, que já vê o “efeito Italo” no litoral paulista, onde vive.

Desde o título, Italo ganhou as manchetes e virou assunto nas redes sociais. Na visão do shaper, que desde os 14 anos trabalha com o surfista, o Brasil tem definitivamente um novo embaixador para promover o esporte.
“Exposição dele agora vem chamando a atenção. O Ítalo emana energia positiva, não tem como não se empolgar e seguir o exemplo dele. É um novo embaixador do surfe, junto com o Gabriel (Medina) e com tantos outros”, declarou.
“Agora botou novamente o nome na história. Estamos sentindo o crescimento nas pessoas, que estão procurando a gente para aprender a surfar”, finalizou.

Italo terá poucos dias de descanso antes de retomar o foco para as competições. O campeão olímpico viaja ainda hoje para Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, para uma pequena folga antes do retorno da World Surf League.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/D/W/eyP1MwSCC6be0z8BrALA/italoferreira.jpeg)
– Vi algumas imagens de Baía Formosa e pedi para minha mãe tomar cuidado, para não deixar o pessoal entrar em casa, aglomerar. Quero chegar de boa e disse que a encontrarem em casa. Espero que a galera se comporte – brincou Italo na chegada a São Paulo.
Entre os dias 10 e 19 de agosto, Barra de La Cruz, no México, recebe a sétima etapa do campeonato mundial. Italo ocupa a segunda colocação no ranking com 33.555 pontos, apenas atrás do líder Gabriel Medina, que soma 46.720 e surge como favorito a levar o título em 2021.
Fonte: Portal G1



















